Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2009 - 11h54

Militantes radicais reivindicam ataque durante visita de vice dos EUA no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um grupo islâmico sunita Yaich Al Mujahedin (Exército de Combatentes) reivindicou os ataques desta terça-feira com foguetes contra a Zona Verde de Bagdá durante a visita-surpresa do vice-presidente americano Joe Biden, informa o centro de vigilância de sites islâmicos (SITE).

O comando militar americano no Iraque informou ter prendido três pessoas que estariam vinculadas ao ataque com foguetes. Os suspeitos foram liberados pouco tempo depois.

"Os heróis do Yaich Al Mujahedin prepararam a recepção do inimigo da Umma [comunidade] (...), Biden, com um dilúvio de fogo", afirma a mensagem do grupo.

O Yaich Al Mujahedin é um dos principais grupos insurgentes no Iraque e parte do conglomerado que se uniu à Al Qaeda para formar o Estado Islâmico do Iraque. O grupo teria ainda vínculos com Ezzat Ibrahim, que foi número dois do regime de Saddam Hussein --derrubado pelas forças da coalizão liderada pelos EUA, em 2003.

Segundo o ministério do Interior iraquiano, quatro morteiros caíram nesta terça-feira perto da Embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, dentro da Zona Verde, setor ultraprotegido que também abriga os edifícios governamentais.

Uma mulher e sua filha morreram no ataque quando um dos foguetes desviou da rota e caiu em uma zona residencial próxima.

Na hora, Biden fazia uma visita-surpresa ao país. Sua localização não foi divulgada.

Suspeitos

Os três suspeitos detidos foram capturados nesta terça-feira pouco depois do lançamento dos foguetes, Segundo os militares americanos, eles foram apreendidos com barras de metal que serviram como plataformas de lançamento.

Segundo o comunicado oficial, a detenção dos três suspeitos foi resultado da "rápida reação" das forças de segurança iraquianas e tropas americanas, que foram ao local de onde se acreditava que os foguetes tinham sido lançados.

Ao chegar a esse local, as tropas iraquianas e americanas foram recebidas com disparos de armas leves a partir de uma casa da área do lançamento.

Enquanto faziam frente a esses disparos, outra unidade deteve três iraquianos e confiscou três barras de metal de lançamento.

A nota oficial afirma que as forças conjuntas continuaram suas operações para localizar os responsáveis pelo ataque com armas leves, possivelmente vinculados aos três detidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página