Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2003 - 18h29

Furacão Fabian atinge Bermudas com ventos de 160 km/h

Publicidade

da Folha Online

Imensas ondas se formaram hoje na costa das Bermudas e ventos de 160 quilômetros por hora fizeram balançar torres de energia e derrubaram palmeiras, com a passagem do furacão Fabian pelo meio-Atlântico.

O furacão mais forte da estação atlântica atingiu a ilha, uma dependência autônoma britânica que tem 57 quilômetros quadrados, cortando a energia elétrica, derrubando árvores nas ruas e danificando a Causeway, importante rota entre a ilha principal e o aeroporto das Bermudas.

"Estamos sendo golpeados, é incrível", disse, por telefone, Jackie Brisson, que mora a cerca de 100 metros da costa das Bermudas. "Na propriedade em frente à nossa, o jardim está 1 metro abaixo da água e a barragem da praia está caindo".

"As ondas estão atingindo os telhados das casas, que têm 7.3 metros de altura. Está terrível aqui. Há destroços por toda parte. Minha piscina está coberta de ripas e palmeiras", acrescentou Brisson.

Comércio, escritórios do governo e escolas foram fechados, vôos foram cancelados, e cruzeiros deixaram as imediações enquanto os 62 mil habitantes esperavam o furacão chegar.

"Quedas de energia elétrica começaram a atingir a ilha no início do dia. "Esperamos grandes interrupções [no fornecimento de energia elétrica]", disse Linda Smith, porta-voz da Bermuda Electric Light Co.

O Regimento das Bermudas, o Exército da ilha, foi colocado em alerta.

Apesar da força do furacão variar na medida em que atinge as Bermudas, que ficam cerca de 900 km a leste da Carolina do Norte (sudeste dos EUA), o Fabian chegou à Categoria 3 na escala Saffir-Simpson de intensidade de furacões. Furacões de Categoria 3 podem danificar pequenas construções e destruir residências costeiras.

Com Reuters

Leia mais
  • Saiba mais sobre categorias de furacões

    Especial
  • Leia mais sobre furacões e tufões
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página