Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2003 - 20h58

Papa vai à Eslováquia beatificar vítimas de perseguição comunista

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

O papa João Paulo 2º beatificará no próximo domingo (14), em Bratislava, capital da Eslováquia, duas vítimas das perseguições comunistas, consideradas figuras heróicas da Igreja Católica local --o bispo Vasil Hopko (1904-1976) e a religiosa Zdenka Cecilia Schelingova (1916-1955).

Depois que o então regime comunista tcheco-eslovaco decidiu proibir e eliminar a religião católica, em fevereiro de 1950, o bispo Vasil Hopko, a mais alta representação religiosa, foi detido, isolado, internado em hospital e mantido como prisioneiro por 15 anos.

O novo beato, segundo a biografia divulgada pelo Vaticano, não resistiu aos maus-tratos sofridos nas várias prisões onde permaneceu e ao gradual envenenamento do qual foi alvo, e faleceu.

Após sua morte, os médicos constataram a presença de arsênico nos ossos e, ao que parece, o veneno foi misturado com a comida em pequenas doses por vários anos.

A religiosa e enfermeira Zdenka foi presa sob o comunismo, após ajudar a preparar a fuga de um padre preso em fevereiro de 1952.

Hospitalizada por causa das torturas infligidas pela polícia secreta e condenada a 12 anos de prisão por alta traição, foi solta em 1955 após uma anistia.

Poucas semanas depois de ser posta em liberdade, a freira morreu, devido às "torturas terríveis", de acordo com o Vaticano, que a declarou mártir, primeiro passo para se tornar beata.

Vários casos de vítimas do comunismo estão sendo examinados pelo Vaticano, entre eles o do sacerdote do sindicato polonês Solidariedade, Jerzy Popieluszko, assassinado em 1984 por um ex-membro da polícia política deste país, Grzegorz Piotrowski.

João Paulo 2º foi, até agora, o pontífice que proclamou mais beatos e santos na história da Igreja Católica, num total de 1.319 e 473, respectivamente. Todos seus antecessores realizaram apenas 310 beatificações e canonizaram 300 santos.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página