Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2009 - 14h58

Governador nomeia amigo de Ted Kennedy para vaga no Senado dos EUA

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O governador do Estado americano de Massachusetts, Deval Patrick, escolheu nesta quinta-feira um sucessor temporário para a vaga do senador democrata Ted Kennedy, que morreu no último dia 25 de agosto em decorrência de um câncer cerebral. O indicado foi Paul Kirk, um ex-líder do Comitê Democrata Nacional e amigo do senador morto.

O escolhido tem o apoio da viúva de Kennedy, Victoria, e seus dois filhos, e deverá ocupar o cargo até que os eleitores do Estado americano elejam um senador permanente em janeiro. O novo nome deve ocupar o cargo até 2012.

Elise Amendola/AP
Paul G. Kirk Jr. assumiu temporariamente a cadeira do senador democrata Ted Kennedy, morto em agosto vítima de câncer
Paul G. Kirk Jr. assumiu temporariamente a cadeira do senador democrata Ted Kennedy, morto em agosto vítima de câncer

Os legisladores de Massachusetts chegaram a um consenso e consentiram que o governador Patrick nomeasse um senador interino, algo de Kennedy vinha advogando antes de sua morte, para que seu partido não perdesse seu voto no Senado --principalmente em um momento delicado de esforço da administração Obama pela aprovação da reforma de saúde.

"Os assuntos debatidos pela nação são muitos importantes para que nós tenhamos uma voz a menos no Congresso", disse o governador Patrick ao apontar Kirk para o cargo.

O senador interino disse que espera ser a voz e o voto para as causas defendidas por Kennedy e seus eleitores. Ele também prometeu manter a equipe do senador e garantiu que não será candidato nas próximas eleições.

A morte de Kennedy no mês passado privou os democratas dos 60º voto no Senado, o número mínimo necessário para evitar qualquer tentativa dos republicanos de barrarem a reforma do sistema de saúde defendida pelo presidente Barack Obama.

Perfil

O mais novo dos três irmãos que ocuparam papel central na política americana na segunda metade do século 20, Ted Kennedy tornou-se uma das vozes mais proeminentes em defesa de políticas liberais nos Estados Unidos desde que foi eleito, em 1962, para a vaga no Senado que fora de seu irmão John Kennedy, então presidente.

Ted Kennedy nasceu em 22 de fevereiro de 1932, em Boston, o último filho de Rose Fitzgerald Kennedy e de Joseph P. Kennedy, homem de negócios de origem irlandesa que serviu como embaixador dos Estados Unidos no Reino Unido no início da Segunda Guerra Mundial.

A atividade política de Kennedy foi marcada pela defesa de políticas associadas ao nome da sua família, como a ampliação dos direitos civis, a extensão da rede de seguridade social do governo e a intervenção em assuntos externos.

Considerado um porta-voz ardoroso do liberalismo democrata, levantando as bandeiras da proteção ao consumidor e da assistência nacional de saúde, Ted Kennedy consegui construir uma reputação de bipartidarismo, ao ajudar a costurar acordos com os republicanos.

Em 17 de maio de 2008, Kennedy foi diagnosticado com um tumor maligno no cérebro, após sofrer uma convulsão.

Com Reuters e France Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página