Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2003 - 10h23

Prefeito inaugura praça Salvador Allende em Paris

Publicidade

da France Presse, em Paris

O prefeito socialista Bertrand Delanoé inaugurou hoje a praça Salvador Allende em Paris, situada junto à Embaixada do Chile, sob os aplausos das centenas de pessoas que presenciaram a cerimônia em memória ao presidente chileno morto há 30 anos.

"Quero dizer, em nome de Paris, que estes 30 anos deixaram intacta a força dos valores que alimentam o respeito, a admiração e o carinho que temos por Salvador Allende", declarou o prefeito, aclamado pelos presentes, em sua maioria exilados chilenos radicados na França e em outros países europeus, como Suíça, Bélgica e Holanda.

"O 11 de setembro de 1973 será lembrado eternamente como uma das datas mais obscuras da história contemporânea, quando desapareceu um justo, quando um povo passou para o jugo de uma ditadura", afirmou Delanoé, visivelmente emocionado.

"Allende foi deposto porque realizava, com força e convicção, um projeto inédito, com o respaldo do povo", declarou Delanoé ante a presença de diversas personalidades políticas de esquerda, como o ex-primeiro-ministro Laurent Fabius e o primeiro secretário do Partido Socialista (PS), François Hollande.

Nenhum representante da direita compareceu ao ato, considerado por esse bloco político como "uma provocação" pela mudança de nome da praça, que até então se chamava Santiago do Chile e na qual se reuniam habitualmente os exilados chilenos para expressar sua repulsa à ditadura. O jardim da praça continuará com o nome da capital chilena.

Especial
  • Leia mais sobre Pinochet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página