Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2003 - 14h23

Furacão Isabel deixa 15 mortos e 4,5 milhões sem eletricidade

Publicidade

da Folha Online

O furacão Isabel derrubou a energia elétrica de mais de 4,5 milhões de pessoas antes de enfraquecer e se transformar em tempestade tropical hoje, quando seguia em direção ao Canadá, inundando algumas cidades no litoral da costa leste central dos Estados Unidos mas movimentando-se para o interior com menos chuvas do que o esperado.

A tempestade deixou ao menos 15 mortos: nove em Virgínia, dois em Maryland e um em Carolina do Norte, Pensilvânia, Nova Jersey e Rhode Island.

O furacão atingiu as ilhas de Outer Banks, na Carolina do Norte, ontem com ventos de cerca de 160 km/h. Hoje cedo, seguiu por Virgínia, Virgínia Ocidental e Pensilvânia enquanto seus ventos caíram para cerca de 56 km/h. A tempestade tropical se caracteriza por ventos de entre 63 km/h e 118 km/h.

Isabel despejou até 10 centímetros de chuvas sobre a Pensilvânia antes de seguir em direção a Ohio. Deve chegar ao Canadá amanhã.

Às 12h (horário de Brasília), Isabel estava a 80 km ao nordeste de Cleveland, seguindo para o norte a cerca de 48 km/h.

O diretor da Agência Federal de Emergências, Michael Brown, declarou hoje que Isabel causou os piores danos na região de Outer Banks, conjunto de ilhas na Carolina do Norte, que a cada ano recebe milhares de turistas.

"O que mais nos preocupa ali é que cerca de 4.000 pessoas se recusaram em sair da região e agora tratamos de verificar que se encontram bem", disse Brown, em entrevista à rede de TV ABC.

Em Washington, o governo federal manteve pelo segundo dia consecutivo o fechamento de suas repartições. Os escritórios, monumentos e túneis de metrô estavam hoje desertos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre furacões e tufões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página