Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2003 - 23h00

Democratas têm chances de derrotar Bush, diz pesquisa

Publicidade

da France Presse, em Washington

Apenas 50% dos americanos aprovam a política do presidente George W. Bush hoje, contra 60% em agosto e 71% em março, segundo uma pesquisa do "USA Today"/CNN/Gallup publicada hoje. De acordo com a pesquisa, pela primeira vez, dois candidatos democratas aparecem com possibilidades reais de vitória nas eleições presidenciais de 2004.

De acordo com a pesquisa, se a eleição presidencial fosse hoje, o ex-general Wesley Clark derrotaria Bush por 49% a 46%, enquanto o senador John Kerry, outro pré-candidato democrata, também venceria Bush por 48% contra 47%.

Os outros principais pré-candidatos democratas também estão no páreo. Howard Dean tem 46% contra os 49% de Bush; Dick Gephardt, 46% contra 48% e Joe Lieberman, 47% contra os 48% do presidente republicano.

A pesquisa também mostra que 47% dos americanos desaprovam a gestão de Bush. Este percentual era de 36% no início de agosto e 25%, no final de março.

Em relação à situação no Iraque, apenas 50% dos americanos afirmam, atualmente, acreditar que a guerra tenha valido a pena, contra os 63% registrados no final de agosto. No momento em que o ditador iraquiano Saddam Hussein foi derrubado, 76% dos americanos diziam que a guerra era justificável.

Hoje, apenas 10% dos americanos dizem considerar que a guerra já acabou, enquanto 89% respondem que continua. No início de maio, pouco depois de Bush ter anunciado "o fim dos principais combates", 41% afirmavam que a guerra tinha acabado

A pesquisa foi realizada entre 19 e 21 de setembro com 1.003 entrevistados e a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  • Saiba mais sobre o governo Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página