Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2003 - 13h53

Vaticano quer proibir danças, aplausos e meninas no coro em missa

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

O Vaticano está examinando a possibilidade de proibir as danças, os aplausos e as meninas no coro durante a celebração da missa, segundo informou hoje a revista católica italiana "Jesus".

Segundo a publicação, um rascunho do documento, com a proibição de mais de 37 "abusos litúrgicos", entre os quais as danças, os aplausos e a presença de meninas nos coros, foi entregue para estudo, em junho passado, a cardeais, bispos e consultores da Congregação Vaticana para a Doutrina da Fé e a Congregação para o Culto Divino.

O documento, que deveria ser aprovado no final deste ano, foi rejeitado pela maioria dos consultados, segundo fontes eclesiásticas, que o consideraram "muito conservador".

O rascunho do texto preparado pelo Vaticano proíbe também as missas celebradas com ministros de outros cultos, entre eles pastores protestantes, o que pode desencadear sérias polêmicas inter-religiosas.

O documento, cuja preparação foi anunciada no início do ano passado pelo papa João Paulo 2º durante a apresentação da Encíclica sobre a Eucaristia, foi redigido por especialistas das duas congregações vaticanas.

"Todo católico, sacerdote, diácono ou fiel tem o direito de queixar-se dos abusos litúrgicos", diz o texto.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página