Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2003 - 07h33

Papa cancela audiência geral de hoje por problemas de saúde

Publicidade

da France Presse, no Vaticano
da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 83, não estará presente, por motivos de saúde, na audiência geral semanal de hoje, declarou oficialmente a assessoria de imprensa do Vaticano.

"O Santo Padre, devido a um indisposição intestinal que sofreu hoje, não estará presente na audiência geral na praça de São Pedro seguindo o conselho de seu médico pessoal", afirmou o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, por meio de um comunicado.

Navarro Valls disse que o secretário de Estado, Angelo Sodano, o número dois do Vaticano, será encarregado de ler o discurso, saudar e benzer os pregrinos em nome do papa.

Reuters - 12.set.2003
O papa João Paulo 2º, 83
Não é a primeira vez que João Paulo 2º cancela sua audiência semanal por problemas de saúde, particularmente por resfriados e outras enfermidades semelhantes.

João Paulo 2º também teve de interromper suas atividades durante várias semanas em 1981, depois do atentado na praça de São Pedro, e em julho de 1982, após uma cirurgia para retirar um tumor benigno.

No Natal de 1995, problemas intestinais tiraram o papa de vários compromissos. Após o diagnóstico de apendicite, foi operado em novembro de 1996.

Com o mal de Parkinson, o papa comemora em 16 de outubro os 25 anos de sua eleição como chefe da Igreja Católica.

Decadência

Apesar da lenta decadência física, o papa tem pela frente uma agenda cheia, além da festa de pontificado em outubro: ainda no dia 7, ele viaja a Pompéia, no sul da Itália; entre os dias 15 e 18, recebe bispos e cardeais do mundo todo para um importante encontro da Igreja no Vaticano, e ainda vai comandar as cerimônias para beatificação da Madre Teresa de Calcutá no dia 19.

Desde que seus problemas de saúde começaram, em meados dos anos 90, o papa sempre disse que não vai renunciar a seu mandato nem por motivos de idade, nem por problemas de saúde. João Paulo 2º tenta se manter ativo apesar das dores e das limitações físicas. Ele cumpre uma agenda diária de reuniões ordinárias, como as tradicionais audiências gerais das quartas-feiras na praça de São Pedro, as audiências particulares com personalidades de todo o mundo e a missa de domingo.

O calendário papal, uma espécie de resposta aos boatos levantados pelas condições de saúde do pontífice, prevê ainda audiências com três presidentes da República, o lituano Rolandas Paksas, o uruguaio Jorge Battle e o timorense Xanana Gusmão, que serão recebidos nos dias 2, 13 e 23 de outubro.

Para comemorar o terceiro pontificado mais longo da história, que marcou o século 20, toda a hierarquia da Igreja Católica se reúne no Vaticano por três dias. Os dias mais intensos serão entre 16 e 19 de outubro, quando chegam ao Vaticano cerca de 300 prelados, dos quais 166 cardeais com direito a eleger o sucessor de João Paulo 2º, e os presidentes das conferências episcopais de diversos países.

Exortação

As reuniões, algumas presididas por João Paulo 2º, ocorrem na Aula das Simposis do Vaticano, e serão inauguradas com a assinatura solene da exortação apostólica, uma espécie de testamento do papa sobre o bispo do terceiro milênio. No dia 16 às 18h (11h em Brasília), a mesma hora em que o papa foi eleito, será celebrada uma missa na Praça de São Pedro.

No dia 17, está programado um concerto em homenagem a João Paulo 2º, e no dia 18 o seminário será encerrado com um almoço com o papa na Casa Santa Marta, a casa de hóspedes da Santa Sé.

No dia 19 de outubro, ocorre o encerramento simbólico das cerimônias com a beatificação da Madre Teresa de Calcutá, a protetora dos indigentes. A solenidade será comandada pelo papa, diante de milhares de fiéis de todo o mundo.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página