Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2003 - 10h25

Cresce preocupação sobre saúde do papa

Publicidade

KELLY VELÁSQUEZ
da France Presse, no Vaticano

O estado de saúde do papa João Paulo 2º, 83, está causando grande preocupação, principalmente depois que sua presença hoje na audiência geral foi cancelada devido a uma indisposição intestinal.

O cancelamento de sua presença na tradicional audiência, decidido dez dias depois de sua esgotante viagem à Eslováquia, onde apareceu estar fisicamente fragilizado, desencadeou novamente os rumores sobre o agravamento geral de seu estado de saúde.

Reuters - 12.set.2003
O papa João Paulo 2º, 83
"O Santo Padre, devido a uma indisposição intestinal, não estará presente na audiência-geral na praça de São Pedro, segundo a recomendação de seu médico pessoal", anunciou o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls.

Em uma tentativa de tranquilizar os fiéis de todo o mundo, o papa enviou através da emissora do Vaticano sua bênção aos peregrinos.

Entretanto as imagens do papa enquanto dava a bênção o mostraram muito pálido e muito enfraquecido. João Paulo 2º tem dificuldades para falar e já não pode caminhar direito.

Por ordem de seus médicos, o papa permanecerá até sexta-feira (26) em Castelgandolfo, sua residência de verão, a 30 km de Roma.

Voz trêmula

"Sinto não poder estar com vocês para a tradicional audiência semanal, mas tenho todos em meu coração e os abençôo", afirmou João Paulo 2º em Castelgandolfo, com a voz trêmula e saliva escapando-lhe dos lábios.

As autoridades do Vaticano, que autorizaram a divulgação das imagens, tentam minimizar os problemas de saúde do papa e confirmam a realização do carregado programa de outubro de João Paulo 2º, que no dia 16 celebrará 25 anos de pontificado.

Não é a primeira vez que o papa cancela uma audiência-geral por razões de saúde.

No dia 5 de fevereiro de 1997, não conseguiu manter seu encontro semanal com os fiéis devido a um resfriado. Em 1996, problemas intestinais o obrigaram a renunciar a outra audiência. Fato semelhante ocorreu em 1993 devido a uma luxação de ombro.

O papa teve que interromper igualmente suas atividades durante várias semanas depois do atentado que sofreu na praça de São Pedro em 1981, e, em julho de 1982, quando foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor, que resultou ser benigno.

No Natal de 1995, problemas intestinais o impediram em várias ocasiões de participar em atos previstos. Depois, lhe foi diagnosticada uma apendicite e foi operado em novembro de 1996.

Voz trêmula

Os problemas de saúde do papa costumam desencadear muitos rumores na Itália e em todo o mundo.

Em várias ocasiões, fontes do Vaticano e especialistas em assuntos da Santa Sé foram mobilizados a qualquer hora do dia ou da noite por jornalistas, redes de televisão estrangeiras e emissoras de rádio, que tentam confirmar se o papa está morrendo.

Na semana passada, rumores da imprensa davam conta de que João Paulo 2º ia ser internado em um hospital romano devido a seus graves problemas de saúde.

A assessoria de imprensa da Santa Sé, que durante o pontificado de João Paulo 2º se caracterizou por manter uma certa transparência sobre esses assuntos, confirmou hoje que a agenda do papa para outubro não será modificada.

O papa retardará em um dia seu retorno ao Vaticano --na sexta-feira em vez de quinta-feira, como estava inicialmente previsto-- e deve participar no sábado em uma cerimônia em homenagem aos papas Paulo 6º e João Paulo 1º no Palácio Apostólico.

João Paulo 2º pretende ir no dia 7 de outubro, de helicóptero, a Pompéia, para rezar no santuário da Virgem Maria, enquanto no dia 16, junto com todos os cardeais e presidentes de conferências episcopais, festejará um quarto de século na chefia da Igreja Católica.

No dia 19 de outubro, também deverá presidir a cerimônia de beatificação da madre Teresa de Calcutá, na praça de São Pedro.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página