Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2003 - 18h59

Terremoto de 7,8 graus fere 8 no Japão, dizem autoridades

Publicidade

da Folha Online

Um terremoto de 7,8 graus de magnitude na escala Richter atingiu às 4h50 de sexta-feira (16h50 de hoje em Brasília) a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, deixando oito feridos, segundo autoridades locais.

Kuniyoshi Omori, oficial da polícia de Hokkaido, disse que uma pessoa ficou ferida quando um trem local com 39 passageiros descarrilou. A agência de notícias Kyodo disse que outras sete pessoas ficaram feridas, nenhuma gravemente, ao serem atingidas por objetos que caíram durante o tremor.

A televisão japonesa divulgou um alerta sobre risco de tsunamis (ondas gigantes causadas por movimentos sísmicos). O epicentro do terremoto estava na cidade portuária de Nemuro, 973 km ao norte da capital, Tóquio. Duas réplicas do terremoto foram registradas horas após o primeiro tremor.

A rede de TV NHK mostrou imagens de fogo e fumaça provenientes do aparato de armazenamento de petróleo Idemitsu, em Tomakomai, perto de Nemuro (sul de Hokkaido), após o tremor.

A NHK afirmou que o terremoto foi tão forte que as pessoas não conseguiam manter-se de pé em algumas áreas. A polícia pede que as pessoas evitem as regiões costeiras.

No final de julho, uma série de fortes temores que atingiram o Japão deixou, 420 pessoas feridas, segundo autoridades.

Há dois meses, o Norte do Japão foi afetado por outro forte tremor de terra, de 7 graus na escala Richter.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre terremotos
  • Entenda a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página