Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2003 - 20h15

Terremoto de 7,8 graus fere 120 no Japão, diz TV

Publicidade

da Folha Online

Um terremoto de 7,8 graus de magnitude na escala Richter atingiu às 4h50 de sexta-feira (16h50 de hoje em Brasília) a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, deixando 120 feridos, segundo a rede de TV pública NHK.

Segundo a emissora, 120 pessoas ficaram feridas, duas delas gravemente, ao serem atingidas por objetos que caíram durante o tremor. Kuniyoshi Omori, oficial da polícia de Hokkaido, disse que uma pessoa ficou ferida quando um trem local com 39 passageiros descarrilou.

A televisão japonesa divulgou um alerta sobre risco de tsunamis (ondas gigantes causadas por movimentos sísmicos). O epicentro do terremoto estava na cidade portuária de Nemuro, 973 km ao norte da capital, Tóquio. Duas réplicas do terremoto foram registradas horas após o primeiro tremor.

A NHK mostrou imagens de fogo e fumaça provenientes do aparato de armazenamento de petróleo Idemitsu, em Tomakomai, perto de Nemuro (sul de Hokkaido), após o tremor.

A NHK afirmou que o terremoto foi tão forte que as pessoas não conseguiam manter-se de pé em algumas áreas. A polícia pede que as pessoas evitem as regiões costeiras.

No final de julho, uma série de fortes temores que atingiram o Japão deixou, 420 pessoas feridas, segundo autoridades.

Há dois meses, o Norte do Japão foi afetado por outro forte tremor de terra, de 7 graus na escala Richter.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre terremotos
  • Entenda a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página