Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2003 - 21h36

Processo de beatificação de João Paulo 1º começa em novembro

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

O processo de beatificação do papa João Paulo 1º, o italiano Albino Luciani, que comandou a Igreja Católica por apenas 33 dias, em 1978, começará no dia 23 de novembro, informou o encarregado do processo, Pasquale Liberatore.

Em entrevista concedida ao jornal italiano "Il Corriere della Sera", Liberatore, sacerdote salesiano, anunciou que no dia 23 de novembro, festa de Cristo Rei, será aberta oficialmente a investigação sobre a vida do antecessor do atual pontífice, o João Paulo 2º.

Em 17 de junho passado, o papa João Paulo 2º autorizou a abertura do processo, primeiro passo para reunir todo o material que justifique a beatificação e a eventual canonização de João Paulo 1º.

Albino Luciani nasceu em Canale d'Agordo, em Belluno, norte da Itália, no dia 17 de outubro de 1912 e exerceu um dos pontificados mais curtos da história da Igreja, de 26 de agosto a 28 de setembro de 1978.

Foram recolhidas 300 mil assinaturas pedindo a abertura do processo de beatificação do Papa Luciani, cuja morte repentina há 25 anos gerou surpresa e suspeitas em todo o mundo.

Cerca de 60 pessoas serão entrevistadas, enquanto um grupo de teólogos analisará os textos e documentos escritos pelo pontífice, que residiu por 46 anos no nordeste da Itália.

As circunstâncias de sua morte serão estudadas minuciosamente, "o que ajudará a esclarecer os fatos", disse Liberatore, acrescentando que serão consultados os arquivos do Vaticano.

Considerado um reformista, contrário à pompa eclesiástica, João Paulo 1º vinha de uma família humilde, filho de um trabalhador socialista.

Professor de teologia, dogma, moral, direito e arte sacra no Seminário de Belluno, padre Albino, como o chamavam, era muito apreciado por sua sensibilidade.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página