Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2003 - 11h05

Cardeal diz que papa está mal e pede que católicos rezem por ele

Publicidade

da Folha Online

O cardeal alemão Joseph Ratzinger, chefe do órgão do Vaticano que supervisiona assuntos doutrinários, afirmou que a saúde do papa João Paulo 2º, 83, "está mal" e pediu aos fiéis que rezem por ele, segundo informou hoje a revista alemã "Bunte".

"Ele está mal", afirmou Ratzinger à revista "Bunte" em entrevista realizada no dia 22 de setembro. "Devemos rezar para o papa."

Ratzinger, que dirige a Congregação do Vaticano para a Doutrina da Fé, disse que João Paulo 2º provavelmente estava fazendo coisas demais, mas que ele não tinha o dever de detê-lo.

No Vaticano, o papa recebeu hoje bispos filipinos e peregrinos poloneses, e a audiência semanal de quarta-feira está prevista para acontecer normalmente amanhã.

Em uma visita à Eslováquia há algumas semanas, o papa precisou de ajuda para ler seus sermões. Na semana passada, o pontífice desmarcou sua audiência geral devido a um mal-estar descrito pelo Vaticano como um indisposição intestinal.

O secretário particular de Ratzinger, Georg Gaenswein, disse que era impressionante como o papa, que sofre de mal de Parkinson, conseguia se manter.

"Ele não pode mais andar e ficar de pé, mas ele é um herói para a fé. O fato de que ele não desiste apesar de sua doença faz dele ainda mais crível", afirmou Gaenswein à revista "Bunte".

Segundo ele, o papa não deixará de viajar. "Quando ele não tiver mais permissão para viajar, então Deus virá buscá-lo", disse Gaenswein à revista.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página