Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2003 - 09h13

Papa celebra audiência mas deixa de ler maior parte do discurso

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 83, celebrou hoje sua audiência geral semanal mas deixou de ler a maior parte do discurso que havia preparado, aparentemente para manter sua força.

Segundo informou ontem a revista alemã "Bunte", o cardeal alemão Joseph Ratzinger, autoridade do alto escalão do Vaticano e bastante próximo ao papa, afirmou que a saúde do papa João Paulo 2º, 83, "está mal" e pediu aos fiéis que rezem por ele.

O papa parecia estar mais atento na segunda metade da audiência geral de hoje, deixando dezenas de recém-casados e grupos de turistas serem fotografados com ele sentado em seu trono.

João Paulo 2º, que tem dificuldade em falar por causa do mal de Parkinson, encurtou bastante seu principal discurso, de duas páginas, em italiano no início da audiência.

Em um determinado momento, enquanto lia em italiano, um claro sinal de frustração tomou seu rosto e ele parou por alguns segundos. A multidão de fiéis começou então a aplaudir e ele continuou sua audiência para milhares de pessoas na praça de São Pedro.

Mais tarde, falando devagar, ele leu breves comentários em outras línguas.

O papa não compareceu à audiência geral da semana passada devido a um problema intestinal, mas o Vaticano diz que ele irá honrar seus diversos compromissos deste mês, que envolvem a comemoração de seu 25º aniversário de pontificado, em 16 de outubro.

Ele afirmou em polonês na audiência que, "se Deus quiser", ele vai fazer uma breve viagem a Pompéia, no sul da Itália, na próxima terça-feira (7) para visitar um santuário da cidade.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página