Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2009 - 14h16

Tráfico de cocaína dispara em Honduras após o golpe, diz agência antidrogas

Publicidade

FRANK JACK DANIEL
da Reuters, em Tegucigalpa (Honduras)

O número de aviões que traficam cocaína através de Honduras disparou desde que os Estados Unidos suspenderam a cooperação antidrogas em reação ao golpe militar de 28 de junho, que derrubou o presidente Manuel Zelaya, disse nesta terça-feira o chefe de combate ao narcotráfico do país centro-americano, Julián Aristides.

Honduras vive uma fase de isolamento internacional por causa do golpe, o que inclui a perda de US$ 16,5 milhões em ajuda militar norte-americana.

Aristides disse que o governo interino, envolvido em uma grave crise política, não tem uma estratégia clara para o setor, embora o governo deposto tampouco tenha ido bem no combate ao narcotráfico.

Só no último mês as autoridades encontraram dez aviões abandonados em pistas e estradas remotas, disse Aristides, um general da reserva. No ano passado, segundo ele, houve apenas quatro casos.

"É fato, os voos se intensificaram", disse ele, de seu gabinete em Tegucigalpa.

A situação pode prejudicar o esforço antidrogas do México, onde o presidente Felipe Calderón mobilizou milhares de soldados para tentar enfraquecer os cartéis e coibir uma onda de violência entre traficantes que matou 14 mil pessoas desde o final de 2006.

Pouco povoada, Honduras tem falhas na cobertura de radares, e traficantes com óculos de visão noturna pilotam pequenos aviões que abastecem caminhões e navios com droga vinda da Colômbia e do México e que é levada a outros mercados, especialmente os EUA.

As agências norte-americanas continuam compartilhando informações com as autoridades hondurenhas, mas não podem mais participar de operações de combate ao tráfico. Antes do golpe os EUA forneciam helicópteros à Força Aérea local, além de cederem combustível e logística para embarcações de interceptação.

"Desde a substituição do presidente isso foi suspenso, e não temos o apoio que era tão importante devido à nossa falta de tecnologia", disse Aristides.

Segundo ele, quase todos os aviões encontrados recentemente em Honduras estavam pintados com registros venezuelanos, e os pilotos costumam ser colombianos.

"É a população dos EUA que irá sofrer, porque quanto mais droga chega a Honduras, mais droga pode chegar aos EUA", afirmou.

A ONU diz que a costa venezuelana está sendo usada pelos cartéis para traficar cocaína via Honduras e especialistas afirmam que os cartéis mexicanos e colombianos estão treinando traficantes centro-americanos.

Comentários dos leitores
Luciano Filgueiras (94) 02/02/2010 17h52
Luciano Filgueiras (94) 02/02/2010 17h52
Sobre o comentário do nosso estimado Diplomata, dizendo ele, que o nosso país inspira o desarmamento mundial; apenas brinco: "Nosso Amorim é um gozador!... sem opinião
avalie fechar
sebastião chaves (9) 02/02/2010 15h19
sebastião chaves (9) 02/02/2010 15h19
como tem pirado escrevendo e enviando os seus comentários. os textos chegam ser manifestações de humorismo involuntário.
Peço àqueles que discordam das bobagens escritas, sejam condescentes com os pirados da silva.
Pai, perdoi, eles não sabem o que escrevem. Descansem em paz, pirados.
sem opinião
avalie fechar
John Reed (41) 02/02/2010 03h21
John Reed (41) 02/02/2010 03h21
A realidade é inexorável.
Ideologias fajutas não passam de blá-blá-blá porque são míopes para enxergar qualquer coisa. Mas certamente não querem ver nada porque acham que já pensaram em tudo. Aí quando a realidade contraria a 'verdade' ideológica as coisas começam a ficar violentas.
Já viu uma criança contrariada? Pois é. Parece que o brinquedo favorito do Coronel Presidente Hugo Chávez se recusa a funcionar como ele deseja. E isso acaba refletindo em alguns nesse fórum, que contrariados produzem textos violentos tanto no estilo quanto no conteúdo.
Uma política carioca, médica, disse (isso ninguém me contou), no ocaso dos países comunista pós Muro, que o ideal e modelo de país a ser seguido eram os da Albânia. Caramba! Isso tem 20 anos.
É pra dar medo: o que a crença em ideologias ou dogmas pode fazer com uma pessoa culta e inteligente. Como já disse, a realidade é desagradavelmente real para alguns.
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5675)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página