Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2003 - 18h13

ONU ficou mais vulnerável após ataque em Bagdá, diz Annan

Publicidade

da France Presse, em Nova York
da Folha Online

A ONU (Organização das Nações Unidas) está mais vulnerável agora, depois do ataque suicida cometido em agosto contra seus escritórios em Bagdá, no qual 22 pessoas morreram, disse seu secretário-geral, Kofi Annan, hoje.

"A ONU está súbita e particularmente exposta. Não custa muito para que as pessoas com más intenções em um lugar tomem as idéias das de outro lugar", disse Annan em discurso no Estado de Nova York (nordeste dos Estados Unidos).

"Por um lado, a ONU não pode ser uma fortaleza, mas por outro, tampouco podemos ser imprudentes. E ao mesmo tempo em que temos a profunda responsabilidade social de ajudar aos necessitados, também temos responsabilidades com aqueles que ajudam, ou seja, nosso pessoal", acrescentou.

"Este problema sempre esteve entre nós, mas alcançou níveis mais altos a partir da tragédia em Bagdá", disse.

Uma das vítimas do ataque de 19 de agosto foi o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, enviado especial da ONU ao Iraque. Semanas depois, no qual um segurança iraquiano morreu. Devido a estes últimos episódios, Annan ordenou à maior parte de seu pessoal que abandonasse o Iraque.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página