Diálogo sobre urânio do Irã teve "bom começo", diz diretor da AIEA
da France Presse, em Viena
da Folha Online
As conversações entre Irã, Estados Unidos, Rússia e França sobre o enriquecimento de urânio no exterior, para uso civil, tiveram "um bom começo" e foram "construtivas", afirmou Mohamed ElBaradei, diretor da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).
O encontro entre os analistas dos quatro países --que durará cerca de dois ou três dias, por causa da complexidade técnica-- é considerado crucial para o futuro das negociações internacionais sobre o polêmico programa nuclear iraniano.
De acordo com El Baradei, a maior parte das questões técnicas já foram discutidas depois de quase três horas de negociações entre o Irã e as três potências nucleares, na sede da AIEA, em Viena. A reunião deverá ser retomada amanhã às 10h (6h de Brasília)
Os Estados Unidos, a Rússia e a França participaram do encontro, que visava retomar o diálogo nuclear iniciado em 1º de outubro. O tema central foi a negociação de uma fórmula para o Irã processar urânio enriquecido no exterior, uma medida para criar confiança na comunidade internacional sobre os fins pacíficos de seu programa nuclear.
Os três países analisaram com os iranianos os termos do envio de cerca de 1,2 toneladas de urânio pouco enriquecido à Rússia, onde deve ser enriquecido até 19,75% de pureza --o suficiente para gerar energia e incapaz de produzir armas nucleares. Para fabricar uma bomba atômica, são necessários cerca de 2 mil quilos de urânio enriquecido acima de 90%.
A proposta foi apresentada pelo Grupo dos Seis (EUA, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) na reunião anterior, em Genebra, e estabelece a supervisão da AIEA. Segundo o plano, o urânio enriquecido seria transferido à França, onde seria transformado em combustível nuclear e depois devolvido ao Irã para uso em um reator científico em Teerã. Esse reator funcionava até agora com combustível atômico de fabricação argentina, recebido em 1993 e que está acabando.
Representantes
O encontro, promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), começou com um pouco de atraso e foi marcada pelo baixo nível da delegação iraniana, liderada pelo embaixador do Irã na AIEA, Ali Asghar Soltaniyeh.
Por parte dos EUA, participou da reunião Daniel B. Poneman, vice-secretário de Energia, enquanto a representação francesa foi liderada pela embaixadora da França na AIEA, Florence Mangin. A Rússia enviou Nikolai Spaski, subdiretor da Agência Atômica da Rússia. A AIEA foi representada por ElBaradei.
As mais recentes declarações dos responsáveis iranianos dificultaram as chances de um acordo, já que, segundo Teerã, a negociação não trata sobre o envio de seu urânio ao exterior, mas sobre a compra desse material à França, Rússia ou, inclusive, EUA.
com Efe
Leia mais sobre o programa nuclear do Irã
- Potências e Irã retomam diálogo e discutem enriquecimento de urânio
- Irã adverte que enriquecerá urânio a 20% em caso de fracasso em Viena
- Rússia reconhece ameaça do Irã e discutiria sanções, diz Hillary
- Ministro iraniano pede que Hillary abandone discurso "ameaçador" de Bush
Leia mais notícias internacionais
- Em biografia, ex-chefe de polícia elogia agentes que atiraram em Jean Charles
- Piratas sequestram navio de carga chinês no oceano Índico
- Missão chinesa procurará tesouros roubados nos EUA e Europa
Especial
Livraria

