Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2003 - 09h34

Áustria comemora eleição de Schwarzenegger

Publicidade

da France Presse, em Graz (Áustria)

A Áustria comemorava hoje a eleição de "seu filho" Arnold Schwarzenegger para o cargo de governador da Califórnia, declarando-o imediatamente "herói nacional".

"Sua vitória é um pouco também a da Áustria", declarou Waltraud Klasnic, governadora da Província de Estiria, de onde é originário o ator, que se naturalizou americano em 1983.

"É um dos nossos quem acaba de ganhar. Os americanos vão agora se interessar mais pelas raízes de Arnold", declarou Klastinc no bar Stern, onde cerca de 350 pessoas participaram ontem em uma animada festa.

A ministra austríaca das Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, convidou o governador eleito da Califórnia a visitar oficialmente a Áustria.

"Estamos todos orgulhosos de você", declarou o presidente austríaco, Thomas Klestil, através de um comunicado.

"Arnold Schwarzenegger nunca esqueceu suas raízes austríacas e sua vitória reforça a imagem do país no exterior", declarou o chanceler (primeiro-ministro) austríaco, Wolfgang Schuessel.

Para o líder da extrema direita austríaca, Jörg Haider, o governador eleito da Califórnia "chegou ao cume de sua impressionante carreira".

"Mozart já não é o austríaco mais famoso do mundo. De agora em diante, é Arnold Schwarzenegger. Ele é nosso herói nacional", afirmou Dieter Hardt-Stremayr, diretor da agência de turismo da cidade de Graz. Segundo ele, a vitória de Schwarzenegger fará com que "os norte-americanos não confundam mais Áustria com Austrália".

Em Thal bei Graz, a cidade natal de Schwarzenegger, a poucos quilômetros de Graz, o prefeito social-democrata, Peter Urdl, brindou com champanhe junto com alguns amigos de infância do ator, logo que foi conhecido o resultado da eleição.

O ex-treinador de Schwarzenegger, Kurt Marnul, também expressou satisfação pela vitória de seu antigo discípulo. "Não duvidei nem um só instante de que ganharia. Está em seu temperamento", declarou Marnul à rede de TV estatal ORF, que interrompeu sua programação habitual para transmitir ao vivo o discurso da vitória do governador eleito da Califórnia.

Leia mais
  • Schwarzenegger é eleito governador da Califórnia
  • Schwarzenegger entra na lista dos astros que viraram políticos
  • Em discurso, Arnold Schwarzenegger proclama vitória
  • Governador Gray Davis admite derrota e cumprimenta Schwarzenegger
  • Saiba mais sobre a Califórnia e o "recall"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página