Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2003 - 10h51

Papa lamenta "comportamento escandaloso" de alguns padres

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 83, disse hoje que os padres devem ter um estilo de vida de acordo com seus votos de castidade, em referência aos escândalos sexuais que abalaram a Igreja Católica em diversos países.

O papa, que celebra na próxima semana o 25º aniversário de seu pontificado, afirmou que os padres devem adotar "o estimado dom do celibato" e não devem ver o sacerdócio como uma carreira.

"Infelizmente, o comportamento de alguns sacerdotes tem sido contra o espírito dos conselhos evangélicos que deveriam ser parte da espiritualidade de cada padre", afirmou o papa em inglês durante um discurso a bispos filipinos.

"O comportamento escandaloso de poucos prejudica a credibilidade de muitos", declarou João Paulo 2º.

A Igreja Católica nas Filipinas, assim como nos EUA e na Irlanda, enfrenta acusações de abusos sexuais realizados por padres.

Os bispos assinaram um pedido de desculpas no ano passado e prometeram tomar atitudes para proteger a credibilidade da Igreja nas Filipinas, que abriga a maior comunidade católica da Ásia.

O papa disse que o celibato deve fazer parte da vida dos padres e não ser simplesmente um ideal.

Alguns críticos dizem que as regras do celibato são a causa dos escândalos sexuais, mas o papa já deixou claro que as regras não serão alteradas. Ele pediu que líderes da Igreja sejam mais cuidadosos na seleção de padres.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página