Mundo
23/10/2009 - 05h22

Onze tanques explodem em refinaria e dão início a grande incêndio em Porto Rico

Publicidade

da Folha Online

Onze tanques da refinaria Capeco (Caribbean Petroleum Corporation), nos arredores de San Juan, explodiram nesta sexta-feira. O acidente deu origem a um grande incêndio e um dos piores desastres ambientais na história da ilha, informaram as autoridades de Porto Rico.

As enormes labaredas podem ser vistas a uma grande distância, e o incêndio é tão forte e perigoso que os próprios bombeiros ainda não puderam se aproximar da refinaria para combater o fogo.

O superintendente da Polícia, José Figueroa Sancha, explicou que as explosões ocorreram em 11 dos 30 tanques da refinaria logo após a meia-noite e provocaram o pânico de centenas de moradores que residem nos arredores da refinaria situada em Bayamón.

"Não há lembrança de um incêndio desta magnitude em uma refinaria", acrescentou Sancha, que prevê que levará vários dias para controlar as chamas.

O superintendente também afirmou que ainda é prematuro identificar as causas do acidente e que, até o momento, não há registro de vítimas entre os empregados da refinaria.

Policiais das localidades de Bayamón e Guaynabo isolaram a região, enquanto os bombeiros tentam chegar até o lugar do acidente para apagar o incêndio e confirmar se há vítimas dentro da refinaria.

Até o momento, uma pessoa ficou ferida no rosto pelo impacto do deslocamento de ar causado pela explosão e foi atendida em um centro hospitalar da região, mas várias pessoas com diversas contusões ainda chegam para receber socorro médico.

A onda de choque provocou a ruptura dos vidros de veículos que circulavam por Bayamón e das janelas das casas da região.

Por precaução, as autoridades ordenaram o isolamento de várias residências nos arredores da refinaria ante o risco que o fogo se estendesse.

Várias equipes de bombeiros estão mobilizadas em vários pontos próximos da refinaria à espera de uma eventual intervenção, mas o calor é tão intenso que os grupos ainda não puderam se aproximar o bastante do local do incêndio.

O governador porto-riquenho, Luis Fortuño, ordenou a execução do plano de emergência para acidentes graves.

A maioria das reservas de petróleo da AEE (Autoridade de Energia Elétrica) está armazenada nos tanques da refinaria da Capeco, e a hipótese mais provável é que os recepientes que explodiram estivessem repletos de combustível no momento do acidente.

Com Efe

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca