Mundo
25/10/2009 - 11h24

Número de mortos em atentado com carros-bomba em Bagdá ultrapassa os 130

Publicidade

da Associated Press
da Folha Online

Atualizado às 12h04.

Ao menos 136 pessoas morreram e outras 600 ficaram feridas em um atentado quase simultâneo cujo alvo, aparentemente, eram os prédios do governo, no centro de Bagdá. Agências internacionais, no entanto, divergem quanto à contagem de mortos --o número chega a 90, de acordo com a agência France Presse.

Veja cronologia dos piores atentados ocorridos no Iraque
Leia cobertura completa da Guerra do Iraque

As fortes explosões ocorreram com menos de um minuto de diferença neste domingo (25), em um estacionamento próximo à sede da administração provincial de Bagdá. O outro carro explodiu próximo ao edifício do Ministério da Justiça.

Muitos dos feridos foram levados aos hospitais da área por civis. As fontes do hospital falaram sob condição de anonimato porque não estão autorizadas a falar com a imprensa.

Karim Kadim/AP
As explosões ocorreramperto do Ministério da Justiça, em Bagdá (foto) e na região de administração provincial
As explosões ocorreramperto do Ministério da Justiça, em Bagdá (foto) e na região de administração provincial

Os atentados foram registrados perto da Zona Verde, que conta com estritas medidas de segurança --trata-se do local onde ficam as embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido, além de edifícios governamentais iraquianos. A Embaixada dos EUA informou que nenhum diplomata ou funcionário foi atingido com as explosões. Também não há registro de mortos ou feridos ingleses.

Várias ambulâncias foram aos locais das explosões para levar as vítimas aos hospitais.

Carros que estavam estacionados perto do local das explosões pegaram fogo. Prédios também sofreram vários danos.

Os ataques aconteceram no mesmo dia em que o comitê político da segurança nacional deve se reunir para discutir a reforma da lei eleitoral, assunto de discussão nos últimos dias entre os diferentes blocos políticos.

No dia 16 de outubro, 14 pessoas morreram e 92 ficaram feridas em um atentado suicida contra uma mesquita sunita na localidade de Tal Afar, 450 km ao noroeste de Bagdá.

No dia 11, no pior atentado registrado no Iraque neste mês e até então, pelo menos 21 pessoas morreram e cerca de 80 ficaram feridas por causa de três bombas que explodiram em série na cidade central de Ramadi.

Comentários dos leitores
emanuel gomes bueno (2) 26/10/2009 17h34
emanuel gomes bueno (2) 26/10/2009 17h34
Os EUA aceitaram o prato que o diabo ofereceu a eles: uma guerra que seria "curta e fácil de vencer". Hoje vemos um atentado atrás do outro, com quase 4.400 soldados americanos mortos e os EUA num atoleiro: sem poder ficar e sem poder sair. A serpente antiga descrita na bíblia, voltou! ao Jardim do Éden. sem opinião
avalie fechar
Valentin Makovski (173) 26/10/2009 17h21
Valentin Makovski (173) 26/10/2009 17h21
Quanto o Iraque precisa de soldados para coibir as milícias???
Já se tem mais de 100 mil Marines dos EUA, se mandar mais uns 100 mil vai continuar a mesma coisa. E sabem porque??? Simples guerra que começa mal, termina muito mal. Esta guerra contra Saddan já deu o que tinha que dar. Os EUA podem ficar lá por maism10 anos, que em nada vai adiantar.
sem opinião
avalie fechar
J. R. (1090) 26/10/2009 03h00
J. R. (1090) 26/10/2009 03h00
Fica difícil saber no Iraque quem é que está explodindo bombas, se elas se direcionam para que Obama aumente os contingentes da invasão ou se é para que os ianques deixem de vez o país e devolvam os poços de petróleo que furtaram, além de destruir o país. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (66)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca