Hillary irá ao Oriente Médio no final de semana, diz TV israelense
da Efe, em Jerusalém
da Folha Online
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, viajará no próximo final de semana ao Oriente Médio para tentar reativar o processo de negociação entre palestinos e israelenses, informou hoje a rádio israelense.
A emissora afirmou que Hillary --cuja chegada não foi confirmada oficialmente-- se reunirá no domingo com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e que, durante sua estadia, se encontrará também com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.
A visita de Hillary acontecerá em meio ao bloqueio do processo de negociação na região, após a rejeição de Israel ao pedido dos Estados Unidos para que se paralise o crescimento de população nas colônias judaicas em território palestino ocupado.
Apesar de os Estados Unidos terem suspendido nas últimas semanas essa condição, Abbas exige o fim da construção nos assentamentos para retomar o diálogo com Israel.
Segundo a fonte, Hillary será precedida pelo enviado americano para o Oriente Médio, George Mitchell, que chegará na quinta-feira para preparar a visita da secretária.
Esta é a segunda visita de Hillary ao Oriente Médio desde a posse, em janeiro, do presidente americano, Barack Obama, que advertiu que a conquista da paz no Oriente Médio é uma prioridade de sua política externa.
Paquistão
Nesta quarta-feira, a secretária de Estado americana se encontra em Islamabad, onde elogiou o governo paquistanês por agir para deter o extremismo. Um dos objetivos da viagem de Hillary é diminuir o sentimento anti-americano no país, de maioria muçulmana.
Poucas horas antes da chegada de Hillary, uma explosão de carro-bomba em um mercado lotado de Peshawar, uma das principais cidades do noroeste do Paquistão, matou ao menos 90 pessoas.
Hillary elogiou o governo por empreender uma arriscada ofensiva contra extremistas na instável região da fronteira com o Afeganistão. "Eu elogio o governo paquistanês e o Exército por agir contra o extremismo. Não era isso o que estava sendo feito antes", disse ela.
Segundo Hillary, a administração de Barack Obama pretende apoiar o Paquistão em relação a questões como desenvolvimento econômico, geração de energia, educação e meio-ambiente. Ela sugeriu que o governo do republicano George W. Bush não deu suficiente valor ao Paquistão como aliado na guerra contra o terrorismo, negligenciando a relação com o país.
"Nós estamos virando uma página em relação ao que foi feito nos últimos anos, durante os quais a prioridade foi uma agenda contraterrorista e com foco na segurança", disse a secretária de Estado a jornalistas durante o vôo de Washington a Islamabad. "Contraterrorismo continua a ser uma alta prioridade, mas nós também reconhecemos que é crucial que ampliemos nosso grau de compromisso com o Paquistão", acrescentou Hillary.
Leia mais sobre Hillary
- Em visita, Hillary elogia o Paquistão por combater extremismo
- Rússia reconhece ameaça do Irã e discutiria sanções, diz Hillary
- Após massacre, Hillary pressiona por renúncia de governo militar da Guiné
Outras notícias internacionais
- Irã responde amanhã a proposta sobre enriquecimento de urânio, diz agência
- EUA dizem que baixa visibilidade causou queda de helicóptero no Afeganistão
- Arquivos de espionagem da Alemanha comunista somam 110 km de papel
Especial
Livraria

