Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2003 - 10h56

Bolívia retorna à vida normal após renúncia de presidente

Publicidade

da Folha Online
da France Presse, em La Paz

As ruas da capital boliviana de La Paz começaram a ser limpas na manhã de hoje, após as manifestações que levaram à renúncia do ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada.

Ainda há muitas pedras e todo tipo de lixo que restaram das barricadas que bloquearam o trânsito na última semana.

No aeroporto, que também estava fechado, centenas de turistas faziam fila esta manhã nos balcões das empresas aéreas. A direção do aeroporto espera que as atividades se restabeleçam aos poucos, uma vez que os vôos comerciais estavam suspensos desde domingo passado.

Nos bairros de La Paz, a posse do novo presidente foi comemorada, enquanto os trabalhadores municipais tentavam limpar as ruas do centro da cidade.

Constituinte

O novo presidente do país, Carlos Mesa, 50, que assumiu o cargo na noite de ontem, prometeu convocar uma assembléia constituinte e realizar eleições em breve, sem que sejam concluídos os quase quatro anos de mandato que ainda restam.

Mesa se reuniu hoje com representantes de diferentes partidos políticos e organizações sindicais para definir seu gabinete.

O principal líder da oposição, Evo Morales, disse ontem que dará um tempo para o novo presidente da Bolívia, mas o chefe dos camponeses aimaras, Felipe Quispe, criticou duramente o novo mandatário.

Líder da Confederação Sindical Única dos Trabalhadores Camponeses da Bolívia (CSUTCB), Quispe disse que não vai levantar o bloqueio das estradas que mantém há mais de um mês no altiplano andino. O líder indígena exigiu uma reunião com Mesa nesta segunda-feira.

Leia mais
  • Veja perfil de Carlos Mesa, vice-presidente da Bolívia
  • Leia perfil de Gonzalo Sánchez de Lozada
  • Sánchez de Lozada renuncia à Presidência da Bolívia
  • Saiba mais sobre a Bolívia
  • Ex-presidente boliviano Sánchez de Lozada chega aos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página