Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2009 - 11h57

Gripe suína causou 5.700 mortes no mundo, segundo OMS

Publicidade

da Folha Online

O número de mortos pela gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1), chegou a 5.700 em todo o mundo, segundo o novo balanço divulgado nesta sexta-feira pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O novo saldo mostra um aumento de 14% no número de casos em apenas uma semana e preocupa diante da chegada do inverno no hemisfério Norte.

O balanço anterior da OMS indicava 5.000 mortos em 195 países e territórios desde a aparição do novo vírus H1N1, em março deste ano.

Murad Sezer/Reuters
A cleaner from the Beyoglu municipality applies disinfectant to a classroom as a precaution taken in schools against the H1N1 virus at a primary school in Istanbul October 30, 2009. REUTERS/Murad Sezer (TURKEY)
Funcionários da cidade de Beyoglu aplicam desinfetante em uma escola contra gripe

Ainda segundo a organização, o continente americano continua sendo o mais atingido --com 4.175 mortos, um aumento de 636 casos em uma semana.

A região Ásia-Pacífico teve 1.070 mortos, em comparação com os 211 mortos na Europa.

A OMS aproveitou ainda o balanço para ressaltar que as vacinas contra a gripe suína disponibilizadas são seguras e podem ser administradas em mulheres grávidas.

A diretora de Pesquisas de Vacinas da OMS, Marie-Paule Kieny, disse que o grupo de especialistas da organização comprovou a segurança das vacinas produzidas por diferentes laboratórios e sob diferentes métodos.

"Todos os relatórios mostram que o protocolo de segurança é bom, muito similar ao da vacina para a gripe estacional. E não há nada especial sobre efeitos adversos", disse a especialista, em entrevista a jornalistas.

A declaração vem no mesmo dia em que a Swissmedic, autoridade suíça de regulação dos medicamentos, declarou que a vacina Pandemrix criada pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline não poderá ser utilizada nas mulheres grávidas, nos menores de 18 anos e nos adultos acima de 60 anos.

A Comissão Europeia aprovou no fim de setembro, por recomendação da Agência Europeia de Medicamento (Emea), o uso da Pandemrix para combater a pandemia de gripe A (H1N1) nos 27 países do bloco, além de Islândia, Liechtenstein e Noruega.

A incerteza foi provocada pelo medicamento coadjuvante AS03 utilizado para a vacina da GlaxoSmithKline.

Dose única

Kieny afirmou ainda que os estudos do grupo indicam que uma dose da vacina será suficiente para imunizar adultos, ao contrário do divulgado anteriormente.

A dose única da vacina permite que mais pessoas sejam imunizadas com os primeiros lotes da fórmula, que não são suficientes para garantir a proteção de toda a população.

O grupo ressaltou, contudo, que mais estudos são necessários para crianças com idades entre seis meses e dez anos.

Comentários dos leitores
Caro eduardo de souza,
A vacina contra o vírus Influenza A (H1N1) foi testada antes de ser utilizada na população e, aqui no Brasil, ela é aprovada pela Anvisa. Seus efeitos colaterais possíveis, até o momento, são: dor no local da aplicação da injeção, febre, dor de cabeça ou nos músculos e articulações. Esses sintomas costumam ser leves e duram 1 ou 2 dias. Raramente, podem ocorrer reações alérgicas como inchaços, asma ou alguma reação mais forte, por conta de hipersensibilidade aos componentes da vacina.
Mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
Centenas de casos de "NERVO MORTAL", uma paralisia dos nervos, estão sendo associados aos que tomaram a vacina. Entre esses casos, a confirmação de que foi mesmo a vacina foi oficializado. "Esses casos são raros" tem afirmado o governo do Eua e os laboratorios que as produziram.
Mais da metade dos médicos N. Amer. não tomaram a vacina "MEDO DE EFEITOS COLATERAIS".
Aos que aqui voriferam os "benefícios" da vacina, estejam a vontade, podem tomá-la, alguns laboratórios estão a procura de "voluntários". :0)
1 opinião
avalie fechar
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
O silêncio do "Ministério da Saúde" frente às minhas colocações sobre as investigções mundiais em face de supostas irregularidades no episódio "pandemia de gripe suína" deixa algo no ar e cada um pode interpretar como quiser. Claro que tudo isto ocorre numa esfera muito acima do próprio Minsitério e tb, bem além do Governo brasileiro. Só os "donos do mundo" que elaboraram mais este "projeto" para o Mundo, podem esclarecer a questão. Afinal, alguns governos parecem ter sido vítimas, junto com a população mundial, destes "eventos mal esclarecidos". Para os que se perguntam se devem tomar a vacina, é bom refletir sobre tudo isto e decidir conforme a conveniência pessoal. Eu apóio as outras vacinas e as utilizo, mas, "gripe suína' e de outras "grifes", não me enganam. A "grande mídia" deveria investigar isto mais a fundo ou não? Sei lá né rsrs. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6467)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página