Abbas diz a Hillary que não haverá acordo sem fim da colonização
da France Presse, em Abu Dhabi
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, se negou neste sábado a aceitar uma oferta norte-americana para retomar as negociações de Israel sem que haja uma paralisação total da colonização israelense, depois de um encontro com a secretária de Estado, Hillary Clinton, que visita a região.
'Em nome do governo americano, Hillary Clinton pediu que fossem reiniciadas as negociações entre as duas partes com base no acordo ao qual chegou (o emissário americano para o Oriente Médio) George Mitchell com Israel, um acordo que prevê o cessar total da colonização', declarou à AFP o negociador palestino, Saeb Erakat.
'O presidente Abbas informou a Clinton sobre sua total recusa de uma retomada das negociações com Israel sob essas condições', disse ainda, acrescentando que o chefe de Estado palestino já havia indicado a Mitchell, na véspera, que o cessar da colonização israelense era a chave para a retomada das negociações.
Falando à imprensa após o encontro com Hillary, Abbas anunciou que não há nada de novo para propiciar o reinício do processo de paz com Israel.
'Nada de novo', declarou Abbas, insistindo que a questão da colonização judia nos territórios palestinos, incluindo Jerusalém Oriental, continua bloqueando qualquer perspectiva de dar um novo impulso ao processo de paz.
Para retomar o processo, 'Israel deve cumprir com seus compromissos, principalmente um cessar total da colonização, em conformidade com o Mapa do Caminho. No entanto, o problema com o governo israelense é que ele se nega a deter a colonização', acrescentou.
'Israel mantém sua posição', lamentou-se, indicando que a situação se complicou com o incremento da política de assentamentos em Jerusalém Oriental.
'Esta questão esteve no centro das conversações com Hillary Clinton', disse ainda, afirmando que 'a paz começa em Jerusalém'.
Abbas pediu ao governo americano, como mediador, que obrigue Israel a respeitar seus compromissos.
A colonização, que Israel se nega a deter completamente apesar das pressões da comunidade internacional, constitui o principal obstáculo para a retomada das negociações de paz.
Hillary Clinton, que que chegou na noite de sexta procedente dos Emirados Árabes Unidos procedente do Paquistão, também vai se reunir neste final de semana com dirigentes israelenses para tentar ressuscitar um processo de paz estancado há um ano, em meio ao ceticismo de observadores sobre os resultados destas entrevistas.
Os esforços de paz americanos prosseguirão no início da próxima semana no Marrocos.
Lá assistirá ao Foro para o Futuro de Marrocos, onde tem intenções de retomar o processo de paz israelense-palestino.
Leia mais notícias sobre o Oriente Médio
- Hillary Clinton quer reativar negociações de paz no Oriente Médio
- Hillary vai se reunir com Abbas e Netanyahu no Oriente Médio
- EUA devem intensificar ofensiva militar no Oriente Médio, diz professor
Leia mais notícias internacionais em Mundo
- Fidel responsabiliza turistas e Obama por chegada a Cuba da gripe
- EUA prometem mais 10 mi de vacinas contra H1N1 na próxima semana
- Berlusconi diz que não renunciará se for condenado
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre o Oriente Médio
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar