Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2003 - 12h16

Próximo papa deve ser latino-americano, diz cardeal de Honduras

Publicidade

da France Presse, em Lisboa

O sucessor do papa João Paulo 2º deverá ser da América Latina, onde vive atualmente cerca da metade dos católicos do mundo inteiro, declarou hoje o cardeal hondurenho Oscar Rodríguez Madariaga, 60, arcebispo de Tegucigalpa, em uma entrevista à emissora de rádio estatal portuguesa RDP.

"Acho que chegou o momento para isso", afirmou Madariaga.

"O papa João Paulo 2º teve sem dúvida um papel decisivo ao pôr fim ao conflito entre o leste o oeste e também não há dúvidas de que chegou o momento de se tomar uma iniciativa para terminar com o abismo norte-sul", afirmou.

Nos momentos em que João Paulo 2º, 83, apresenta crescentes sinais de fragilidade, aumentou a especulação sobre a identidade --e nacionalidade-- do próximo pontífice.

Madariaga, que fala perfeitamente o inglês e é um dos raros religiosos que sugerem publicamente que o papa deve abdicar, é também um dos poucos cardeais latino-americanos considerados como possíveis sucessores de João Paulo 2º.

Entre outros possíveis candidatos latino-americanos, estão o brasileiro Claudio Hummes, 70, e o guatemalteco Rodolfo Quezada Toruno, 71, um dos 31 novos cardeais proclamados ontem pelo papa João Paulo 2º.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página