Merkel agradece apoio dos "amigos americanos" contra o Muro de Berlim
da Folha Online
A chanceler alemã, Angela Merkel, discursa nesta terça-feira diante de ambas as casas do Congresso dos Estados Unidos e agradeceu a ajuda dos "amigos americanos" no combate ao regime socialista da República Democrática da Alemanha e ao Muro de Berlim, cuja queda completará 20 anos na próxima segunda-feira (9).
"Sei quanto os alemães devem a vocês, amigos americanos, e eu pessoalmente nunca esquecerei isso", disse Merkel, que lembrou sua vida como alemã oriental, sob o bloqueio do regime socialista e o cerceamento do Muro de Berlim, que impedia a viagem para o lado ocidental.
| Jason Reed/Reuters | ||
![]() |
||
| Chanceler alemã, Angela Merkel, faz discurso histórico ao Congresso americano e agradece apoio dos EUA |
"Agradeço todos os pilotos americanos que voaram em 1948 sobre o território socialista para Berlim e romperam o bloqueio, salvando alemães da fome", lembrou a chanceler, sobre o bloqueio imposto pelo governo soviético ao uso das estradas que ligavam a Alemanha ocidental com a ilhada Berlim ocidental. "Lembraremos e honraremos eles para sempre".
Merkel lembrou ainda o famoso discurso do presidente morto John F. Kennedy, que, em 1961, pouco após a construção do muro "ganhou o coração dos alemães com seu discurso: "Ich bin ein Berliner"".
"Não imaginaria que poderia estar aqui há 20 anos, antes da queda do muro. Para mim, era um sonho impossível de alcançar. O muro e a ordem de atirar em quem tentasse fugir limitavam o meu acesso ao mundo livre", contou Merkel.
A chanceler afirmou ainda que conhecia o mundo ocidental através de livros e filmes. "Eu era apaixonada pelo sonho americano, alcançar seus objetivos pelos próprios meios", disse Merkel. "Eu era apaixonada por uma marca de jeans americana que não havia na RDA, mas minha tia mandava para mim", disse amenizando o tom sério do discurso.
Sob os aplausos dos legisladores americanos, Merkel lembrou ainda que, em alguns dias, a Alemanha celebrará os 20 anos da Queda do Muro de Berlim.
Lembrou ainda que, antes da celebração da queda da barreira que chegou a ter 120 km de extensão, a Alemanha viveu momentos sombrios sobre o governo dos nazistas. "Foi em um 9 de novembro, mas de 1938 que os agentes do governo nacionalista mataram judeus, queimaram sinagogas", disse a chanceler, em referência à Noite dos Cristais.
Neste dia, milhares de estabelecimentos, sinagogas, cemitérios e casas de cidadãos judeus foram destruídos na Áustria e na Alemanha. Cerca de 30 mil judeus foram detidos pelas forças nazistas e enviados a campos de concentração. Outros 91 foram assassinados.
"Não posso estar aqui sem lembrar deste dia", disse Merkel, que fez uma homenagem às vítimas do Holocausto.
Leia mais sobre a Alemanha
- Com Merkel, Obama diz que Alemanha é aliado "forte e extraordinário"
- Chanceler alemã fará discurso histórico no Congresso dos EUA
- Viagens de Merkel após reeleição despertam críticas
Outras notícias internacionais
- "Ladrão do século" quer ver jogo do Arsenal antes de morrer
- Obama busca apoio popular para guerra no Afeganistão
- Mulher confessa incêndio que matou 43 em casamento no Kuait
Especial
Livraria




► Uma pessoa extraordinária. Parabéns!
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar