Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2003 - 22h18

Concorde aterrissa pela última vez em Nova York

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O legendário avião supersônico Concorde aterrissou em Nova York procedente de Londres hoje por volta das 17h40 (19h40 de Brasilia), pela última vez antes de ser retirado de circulação comercial.

O avião, que partiu do aeroporto londrino de Heathrow às 16h20 de Brasília, pousou no aeroporto John Kennedy com uma centena de passageiros, em sua maioria grandes admiradores da aeronave.

O aparelho passará a noite em Nova York antes de voltar a Londres amanhã, quando transportará seus últimos passageiros, convidados da companhia British Airways.

Depois de 27 anos de serviço, o Concorde da British Airways se aposenta cinco meses depois de a francesa Air France se despedir do modelo.

O Concorde começou a voar para Nova York em novembro de 1977, depois de uma longa batalha com as autoridades dos Estados Unidos por causa do barulho causado pelo supersônico.

Aposentadoria

Depois de serem retirados de serviço, os sete Concordes da British Airways, como os da Air France, ficarão expostos em museus.

"Eles terão uma aposentadoria apropriada, mas o lugar exato ainda não foi decidido", disse um porta-voz da British Airways.

A Air France e a British Airways anunciaram, em 10 de abril passado, o fim da exploração comercial do Concorde em razão do aumento dos custos de manutenção e do número insuficiente de passageiros.

De fato, o Concorde nunca se recuperou da catástrofe de 25 de julho de 2000, quando um aparelho da Air France caiu depois de decolar de Paris, deixando 113 mortos.

O avião, desenvolvido conjuntamente por França e Inglaterra e capaz de transportar 92 passageiros a 2.300 km/h, realizou seu primeiro vôo-teste em 2 de março de 1969.

Símbolo de luxo e sofisticação, o Concorde contava entre sua clientela com inúmeras celebridades.

Especial
  • Saiba mais sobre o Concorde
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página