Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2003 - 21h45

Esquema de segurança para eleição colombiana já está pronto

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

O governo e as forças militares colombianas informaram que já está tudo preparado para garantir a segurança nos dias de eleição, amanhã e domingo (26), e anunciaram que os efetivos estarão espalhados pelos 1.098 municípios do país, onde acontecerá a votação.

Em declarações à imprensa, a ministra da Defesa, Marta Lucía Ramírez, disse que "em todo o país temos cerca de 300 mil homens da força pública, dos quais 160 mil estão situados nos postos de votação".

Os colombianos vão às urnas amanhã para votar no referendo proposto pelo próprio governo para combater a corrupção e a "politicagem" e melhorar as deterioradas finanças públicas.

Um dia depois, serão realizadas as eleições regionais para a escolha de governadores, prefeitos, vereadores e deputados, acuados nas últimas semanas por uma ofensiva terrorista dos grupos armados ilegais, que explodiram carros-bomba, entre outros artefatos, em várias regiões do país.

Além disso, 29 candidatos foram assassinados ao longo da campanha, muitos acabaram sequestrados e dezenas renunciaram às suas aspirações políticas, devido à pressão e às ameaças de guerrilheiros e paramilitares.

Neste sentido, Ramírez afirmou que as autoridades estão preparadas para garantir a segurança dos colombianos durante o fim de semana eleitoral. "Esse esforço tem de ser correspondido pelos cidadãos, que devem comparecer em massa às urnas", acrescentou a ministra.

O comandante das Forças Armadas, general Jorge Enrique Mora, afirmou que tudo está pronto para resguardar o processo eleitoral nos 32 Departamentos do país.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página