Tempestade tropical Mirinae mata 109 no Vietnã e Camboja
da Efe, em Hanói
Ao menos 109 pessoas morreram e outras 11 estão desaparecidas após a passagem da tempestade tropical Mirinae pela região central do Vietnã e Camboja, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.
No Vietnã, as fortes chuvas causaram inundações na Província de Phu Iene, Gia Lai e na vizinha Província de Binh Dinh, que sofreu as piores enchentes em quatro décadas, onde a televisão local mostrou imagens de moradores desesperados nos tetos de suas casas ou escapando em balsas improvisadas das inundações.
Milhares de vietnamitas que perderam suas casas se refugiaram em colégios, centros religiosos e outros edifícios públicos.
| AP |
![]() |
| Pessoal tenta limpar ruas que foram inundadas por chuvas trazidas por Mirinae na Província de Binh Dinh, no Vietnã |
As autoridades provinciais pediram ao governo o envio imediato de comida e água potável, enquanto uns 2.000 soldados foram desdobrados para ajudar a repartir ajuda.
No Camboja, duas pessoas morreram na Província de Mondulkiri, ao nordeste e contígua com o Vietnã, de acordo às autoridades.
O governo acredita que o prejuízo dos danos causados pelo temporal às plantações de arroz e de café, assim como na rede de infraestruturas do centro do Vietnã, onde 124 mil moradores foram retirados antes das primeiras chuvas, podem chegar a US$ 120 milhões.
Após sua passagem pelas Filipinas, onde deixou cerca de 20 mortos, o então tufão Mirinae perdeu força e chegou ao Vietnã como tempestade tropical, passando ao Camboja transformado em sistema de baixa pressão atmosférica.
A tempestade tropical tocou terra no litoral vietnamita quase um mês depois da chegada de Ketsana, outra tempestade que deixou 160 vítimas mortais em inundações e deslizamentos de terras.
Ketsana também arrasou as Filipinas, inundando a capital e deixando quase 500 mortos antes de continuar a destruição no Laos e Camboja.
Os temporais, tempestades tropicais e tufões são endêmicos no Sudeste Asiático durante a estação chuvosa e a cada ano provocam centenas de mortos, mas a quantidade e potência dos últimos temporais que castigaram a região são fruto, segundo muitos especialistas, dos efeitos da mudança climática.
Leia mais notícias sobre tempestades tropicais
- Tempestade tropical deixa oito mil desabrigados na Nicarágua
- Furacão Ida atinge Nicarágua com ventos de 120 km/h
- Tempestade mata 98 no Vietnã; 20 estão desaparecidos
Leia mais notícias internacionais
- Major suspeito de matar 12 nos EUA não queria ser enviado para guerra
- Micheletti exclui rivais de coalizão; Zelaya diz que acordo "está morto"
- Aumenta convergência econômica entre leste e oeste da Alemanha
Especial
Livraria


