Mundo
08/11/2009 - 14h45

EUA declaram alerta com aproximação do furacão Ida pelo golfo do México

Publicidade

da Folha Online

Um alerta de furacão foi declarado para a costa dos Estados americanos de Louisiana e Mississipi neste domingo diante da aproximação do furacão Ida pelo golfo do México, onde causou enchentes e deixou mais de 33 mil desalojados no Estado de Tabasco.

Ida ganhou força na tarde deste sábado e chegou pela segunda vez ao nível de furacão, ameaçando a ilha mexicana de Cozumel, segundo as autoridades meteorológicas dos Estados Unidos. Ida atingiu ventos máximos de 120 km/h e desloca na direção norte-noroeste a 19 km/h, afirmou o Centro Nacional de Furacões, em Miami.

Reuters
Casas destruídas podem ser vistas em Sandy Bay, na Nicarágua, onde Ida passou
Casas destruídas podem ser vistas em Sandy Bay, na Nicarágua, onde Ida passou

Segundo os meteorologistas do centro, o alerta indica que o furacão poderá passar na região nas próximas 36 horas.

Outro alerta de furacão permanece válido para a península de Yucatan, no México, onde a chegada de Ida é esperada para as próximas 24 horas.

Por volta das 11h, o olho do furacão de categoria 1 estava localizado a cerca de 130 km da ilha de Cozumel (sudeste do México), disse o centro.

O centro advertiu ainda que as chuvas podem causar inundações repentinas e deslizamentos de terra na América Central e no Caribe.

O Ida já causou grandes danos na Nicarágua e na Guatemala.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca