Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2003 - 11h56

Novo ataque em Bagdá mata 4 iraquianos e fere 2 americanos

Publicidade

da France Presse, em Abu Gharib
da Folha Online

Três civis e um policial iraquianos morreram e dois soldados americanos foram feridos hoje em atos de violência no mercado de Abu Gharib, na zona oeste de Bagdá, segundo fontes no local dos incidentes.

De acordo com o enfermeiro Abbas Khasam, soldados americanos dispararam contra um numeroso grupo de manifestantes que previamente havia atirado contra policiais iraquianos, matando um agente.

"Os soldados americanos dispararam contra manifestantes indiscriminadamente. Mataram três civis iraquianos e feriram dez pessoas. Depois os manifestantes abriram fogo contra os americanos", disse Khasam.

Pouco antes, disparos procedentes da manifestação mataram um policial, informou o comandante da polícia iraquiana Musa Lazem. "A polícia tentou controlar os manifestantes, que dispararam e um policial morreu', disse.

Na manhã de hoje, dois soldados americanos foram feridos no mesmo local em um ataque com granada, disse o tenente americano Joseph Harrison.

Fallujah

Em Fallujah, a 70 km a oeste de Bagdá, homens vestindo túnicas tradicionais dispararam hoje contra o prédio da prefeitura da cidade, segundo informações de testemunhas. O ataque feriu uma pessoa, que foi levada para um hospital.

Os agressores se utilizaram de armas automáticas e lança-granadas durante o ataque, que deu início a um pequeno incêndio.

Na véspera de completar seis meses do anúncio do fim dos principais confrontos no Iraque --feito pelo presidente dos EUA, George W. Bush, em 1º maio--, os ataques contra as forças de ocupação se multiplicam e os rumores de uma nova onda de atentados aumentam, fazendo com que a ONU (Organização das Nações Unidas) comunicasse ontem a retirada temporária de todos os seus funcionários estrangeiros de Bagdá. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) também anunciou a redução de sua equipe de trabalho na região.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página