Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2009 - 12h22

Parlamento do Irã aprova últimos nomes do gabinete de Ahmadinejad

Publicidade

da Efe, em Teerã

O Parlamento do Irã concedeu neste domingo aprovação aos três aspirantes a ministros que faltavam no novo gabinete do presidente Mahmoud Ahmadinejad, quase dois meses depois de serem propostos. Segundo a TV estatal iraniana, os parlamentares aprovaram por maioria os candidatos a ministro da Educação, Hamid Reza Hajibabai, e de Fomento, Majid Namjou.

O terceiro nome, de Bem-estar Social, Sadeq Mahsouli, um dos homens mais próximos a Ahmadinejad, conseguiu o cargo da Câmara por uma estreita votação, devido a algumas denúncias de corrupção que o envolvem.

Mahsouli foi ministro do Interior durante o anterior mandato do presidente, e foi peça-chave na organização das polêmicas eleições presidenciais de 12 de junho passado, cujo resultado a oposição considera fraudulento. Hajibabai, novo ministro da Educação, era até o momento membro do Conselho Diretor do Parlamento, enquanto Namjou dirigia a agência estatal de recursos hídricos antes de obter Fomento.

O próprio Ahmadinejad compareceu perante a assembleia para defender a candidatura dos três novos ministros, que qualificou de "importantes" para o futuro do país.

Em 18 de agosto, tinha apresentado com o mesmo argumento duas mulheres para assumir as pastas da Educação e Bem-estar Social, mas ambas foram rejeitadas pela Câmara.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página