Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2009 - 14h59

Colômbia extradita traficante La Iguana para os EUA

Publicidade

da Efe, em Bogotá (Colômbia)
da Folha Online

As autoridades da Colômbia extraditaram nesta terça-feira aos Estados Unidos o colombiano Jorge Ivan Urdinola Perea, conhecido como La Iguana e acusado de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro por uma corte do Estado americano da Flórida.

Segundo as autoridades colombianas, La Iguana herdou os negócios de Diego Montoya que liderava o tráfico de drogas no Departamento (Estado) de Valle del Cauca até ser capturado.

La Iguana era ainda chefe do grupo narcotraficante conhecido como Los Machos, braço armado de Montoya, e estava a cargo dos laboratórios de produção de droga no Departamento de Chocó.

Segundo o FBI (Polícia Federal americana), Perea construiu o laboratório com financiamento de Montoya e grande parte da droga produzida nesses laboratórios é enviada aos Estados Unidos.

La Iguana é ainda primo do ex-chefe do cartel de Norte del Valle Ivan Urdinola Grajales, morto em 2002.

Perea, 45, foi levado da prisão de segurança máxima de Cómbita ao aeroporto militar de Bogotá, onde foi entregue aos agentes do Departamento Antidrogas Americano (DEA, na sigla em inglês), informou a polícia colombiana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página