Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2003 - 11h23

Análise: A sombra da Al Qaeda paira sobre o mundo

Publicidade

TAIEB MAHJOUD
da France Presse, em Dubai (Emirados Árabes Unidos)

A sombra de rede terrorista Al Qaeda se torna cada vez mais ameaçadora, com a reivindicação atribuída a esta organização terrorista dos atentados de Nassiriah (Iraque), Istambul (Turquia) e Riad (Arábia Saudita) e advertências de novos ataques, contra Japão e Estados Unidos.

Tal e qual um fantasma, o nome da rede de Osama bin Laden se mostra cada dia mais presente e preocupante. Al Qaeda reivindicou a autoria dos recentes atentados, os mais mortíferos cometidos depois do início do Ramadã, o mês de jejum muçulmano, em comunicados ou mensagens eletrônicas aos jornais árabes.

As 'Brigadas de Abu Hafs al Masri' deram um golpe mortal, desta vez no centro da cidade de Istambul", disse um comunicado assinado pelo grupo e enviado ao escritório da agência France Presse na Nicósia (Chipre).

Abu Hafs al Masri, chefe das operações militares da Al Qaeda, foi morto durante as operações do Exército americano no Afeganistão, em 2001.

Simultaneamente, o jornal saudita "Al Majallah" afirmou ter recebido um e-mail de Abu Mohammad al Ablaj, apresentado como um dirigente da rede, confirmando a reivindicação dos atentados de Istambul, que causaram 23 mortos e centenas de feridos.

"Estes atentados cometidos pelos membros de Al Qaeda (...) foram apenas um prelúdio do que virá, como resposta às dores que sofremos e das quais são responsáveis os judeus e a América', afirmou al Ablaj em sua mensagem a Al Majallah.

"Os golpes serão cada vez mais profundos e terríveis, como foi o caso contra os italianos no Iraque, atingindo a sede de seu comando em Nassiriah', disse.

Al Ablaj também ameaça com atentados o Japão, se este país decidir mandar tropas para o Iraque, como os Estados Unidos solicitam. "Se eles [os japoneses] se deixarem pressionar pela potência econômica [os Estados Unidos], serão esmagados pelos pés dos combatentes de Deus. Além disso, iremos direto ao coração de Tóquio", afirmou.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página