Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2009 - 15h06

Obama pede a generais que ponham em prática plano para Afeganistão

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou com seus generais de primeiro escalão na noite de domingo (29) a respeito das suas decisões para o Afeganistão e mandou que eles já as colocassem em prática, informou a Casa Branca nesta segunda-feira. O plano será anunciado oficialmente pelo presidente terça-feira (1º), em discurso à nação.

No encontro estavam militares de alta patente, incluindo o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior, e o general do Exército David Petraeus, ainda conforme a Casa Branca.

Nesta segunda-feira, o presidente Obama se dedica a passar informações aos presidentes francês e russo, Nicolas Sarkozy e Dmitri Medvedev, e ao premiê britânico, Gordon Brown, acrescentou Gibbs.

De acordo com o jornal "The New York Times", no discurso, Obama não falará apenas da sua estratégia e do provável envio de ao menos mais 30 mil homens para o país mas também de uma projeção para o término da operação.

No discurso, Obama deve descrever também os compromissos do presidente Hamid Karzai e metas específicas que o seu novo governo deve almejar, como o combate à corrupção, o destaque às forças afegãs bem treinadas e o foco no desenvolvimento do país, um dos mais pobres do mundo.

Karzai diz que os afegãos poderiam tomar o controle da segurança do país em cinco anos, mas, ao mesmo tempo, não apresenta resultados concretos contra problemas graves que impedem tal progresso, como a corrupção.

Conforme o "NYT", no discurso, Obama deve ser bem menos específico sobre o Paquistão, onde militantes do grupo radical islâmico Taleban comandam operações contra alvos do país na área da fronteira.

Além dos 30 mil soldados extras que deve anunciar nesta terça-feira, Obama pediu a países da coalizão que enviem mais 5.000 homens.

Com Reuters e France Presse

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página