Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2009 - 11h53

Após adiar eleições palestinas, OLP prolonga mandato de Abbas

Publicidade

da Folha Online

O órgão legislativo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) prorrogou nesta quarta-feira por seis meses o mandato do Parlamento palestino e do presidente Mahmoud Abbas, disseram fontes ligadas à organização. A notícia chega um dia depois do adiamento das eleições palestinas que elegeriam novo Parlamento e presidente.

Os membros do Conselho Nacional Palestino (CNP), órgão executivo da OLP, determinaram que Abbas, cujo mandato acaba em 25 de janeiro, deve ficar até que as eleições sejam realizadas.

Segundo fontes citadas pela agência de notícias Efe, as eleições estariam remarcadas para 28 de junho de 2010, de acordo com a proposta de reconciliação apresentada por mediadores egípcios aos dois principais movimentos palestinos, Hamas e Fatah, e que determina a realização simultânea de eleições em Gaza e na Cisjordânia neste prazo.

"A decisão do Conselho Central foi tomada para dar uma oportunidade à reconciliação interpalestina", disse a fonte, antes de precisar que Abbas presidirá tanto a ANP quanto a OLP até a realização do pleito.

Nesta terça-feira, o secretário-geral do CNP acusou o movimento islâmico radical Hamas, que governa a faixa de Gaza, e Israel, que ocupa Cisjordânia e Jerusalém Oriental, de bloquear o processo eleitoral e anunciou o adiamento da votação.

As eleições de janeiro aconteceriam em um momento em que Abbas está enfraquecido politicamente. Pesquisas já divulgadas apontam que alta rejeição ao presidente, associado às tentativas de diálogo fracassadas até agora.

Ele e seu partido, o Fatah, controlam a Cisjordânia, enquanto o Hamas mantém a faixa de Gaza sob seu controle desde 2007.

Com Reuters e Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página