Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2009 - 11h31

Após deixar o hospital, Berlusconi fala em diálogo na Itália

Publicidade

da France Presse, em Milão (Itália)
da Folha Online

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, apelou para o diálogo na Itália nesta quinta-feira em sua primeira declaração após receber alta do hospital onde foi internado depois de ter sido agredido no rosto, no último domingo (13).

"Duas coisas me ficam desta experiência: o ódio de alguns poucos e o amor de tantos, muitíssimos italianos", declarou Berlusconi, em uma mensagem oficial divulgada pelo governo, na qual pede "uma nova era de diálogo".

Giampiero Sposito/Reuters
Premiê italiano, Silvio Berlusconi, deixa hospital em Milão após passar quatro dias internado por agressão no nariz e na boca
Premiê italiano, Silvio Berlusconi, deixa hospital em Milão após passar quatro dias internado por agressão no nariz e na boca

"Se o que aconteceu gerar uma consciência maior da necessidade de uma linguagem mais moderada e honesta na política italiana, então esta dor não terá sido inútil", acrescentou. "Alguns representantes da oposição parecem entenderam: se se distanciarem com honestidade dos poucos que fomentam a violência, então finalmente se poderá alcançar uma nova era de diálogo".

Ao deixar o hospital, Berlusconi não abriu a janela de seu carro, mas acenou para os jornalistas. Ainda exibia um curativo no nariz e na parte esquerda do rosto, atingidos pela miniatura da catedral com que foi agredido.

Mais de 50 jornalistas e curiosos se reuniram ao lado do hospital à espera de sua saída.

Berlusconi seguiu direto para sua residência em Arcore, a 15km de Milão, para um repouso que deverá durar duas semanas, segundo recomendações de seu médico pessoal.

Todas as atividades previstas na agenda do primeiro-ministro foram canceladas, como a entrevista a jornalistas de fim de ano e a visita que faria à cidade de Áquila, no dia 25 de dezembro, para uma reunião com desabrigados pelo terremoto de 6 de abril deste ano.

"Boa volta para casa", afirmava uma das faixas estendidas junto à entrada da residência Berlusconi, cujas vias de acesso estão estritamente vigiadas pela polícia.

Escândalos sexuais e acusações de corrupção, inclusive de ligações com a máfia, têm desgastado há meses a imagem do primeiro-ministro italiano, um político já bastante polêmico desde o início de sua administração.

Eleito em maio de 2008, Berlusconi está em seu terceiro mandato como primeiro-ministro do país, mas pesquisas de opinião apontam que, em um ano, o índice de confiança no premiê caiu 17%.

Agressão

Berlusconi ficou ferido quando Massimo Tartaglia, 42, que faz tratamento psiquiátrico há dez anos e não tem antecedentes criminais, jogou contra ele uma miniatura de metal do Duomo de Milão, após um comício na cidade. A agressão causou uma lesão no septo nasal, um corte no lábio e quebrou dois dentes.

Já as réplicas em miniatura do Duomo bateram recorde nesta semana na capital da Lombardia, norte da Itália. Em alabastro ou metal, ela custa entre 6 e 10 euros [entre R$15 e R$ 25]. A maioria dos compradores é de opositores de Berlusconi, segundo os vendedores.

O Duomo de Milão, como é conhecida a catedral, é um dos templos de maiores dimensões do mundo e pode receber 40 mil pessoas em seu interior. A reprodução de sua forma gótica e pontiaguda, com 136 pontas de mármore, explica a gravidade dos ferimentos ocasionados ao chefe de Estado.

Comentários dos leitores
Haremhab Hassan (190) 29/01/2010 18h02
Haremhab Hassan (190) 29/01/2010 18h02
O pessoal que critica "Berlusca, o insaciável", é tudo invejoso, gaiúdo e com dor de cotovelo, fazer o quê, só andam com dragão e mulé feia, aquelas que parecem ter sidos atropeladas por um trem-bala e mastigadas pelo Godzilla... 2 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (316) 05/01/2010 19h29
Chris Maria (316) 05/01/2010 19h29
Srs Moderadores, boa noite.
Peço ao Srs a gentileza de verificar porque o histórico dos meus comentários vez ou outra trava. Como faço comentários em vários fóruns, pode ser que eu esqueça de algum e nele alguém me dirija a palavra e acho indelicado não dar o devido retorno.
Agradeço pela atenção.
2 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (316) 05/01/2010 19h12
Chris Maria (316) 05/01/2010 19h12
Prezado colega Sr. alexandre bakunin (293) 17/12/2009 21h52
"catedralada na cara" não combina com alguém que aprecia a "A dança de Anitra".
Na paz...
Feliz 2010!
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (27)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página