Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2009 - 09h35

Vulcão filipino pode entrar em erupção nos próximos dias, alerta instituto

Publicidade

da Folha Online

A atividade do vulcão Mayon na região central das Filipinas esta cada vez mais intensa, com explosões em seu interior e jatos de lava que saem acima da cratera. Segundo o Instituto de Vulcanologia e Sismologia, uma erupção pode ocorrer já nos próximos dias.

Nas últimas 24 horas, ainda segundo o instituto, rios de lava fluem sem interrupção ao longo de três gargantas do monte e durante a noite foram escutados centenas de tremores.

Fontes de magma fervem a menos de 200 metros da cratera e foram registradas quase 2.000 explosões desde a manhã deste domingo. As emissões de gases tóxicos como dióxido de enxofre, que indicam o aumento da atividade dentro do vulcão, já superam as 6.000 toneladas diárias, em comparação com o normal de 500 toneladas --todos sinais de uma erupção iminente.

As autoridades aumentaram neste domingo o nível de alerta para quatro --em uma escala de cinco-- e ampliaram para um raio de dez quilômetros da cratera o perímetro de segurança para a retirada dos moradores.

Dezenas de milhares de moradores já foram retirados da encosta do vulcão, mas as autoridades enfrentam dificuldades em mantê-los longe de suas casas e fazendas, afirmou o governador da Província de Albay, Joey Salceda.

"Há pessoas que foram retiradas três vezes e você diz: "você de novo?", conta Salceda. "Você fica brincando de gato e rato com eles".

A pior das 45 erupções conhecidas do Mayon foi em 1814, quando cerca de 1.200 pessoas morreram e a cidade de Cagsawa foi enterrada pela lava.

Com Efe e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página