Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2003 - 19h29

Terremoto de 6,5 graus atinge a Califórnia e mata dois pessoas

Publicidade

da Folha Online

Um forte terremoto atingiu esta segunda-feira a costa central da Califórnia, refletindo tremores em varias partes do Estado. Até o momento, há informações de dois mortos. Uma pessoa está desaparecida.

As mortes ocorreram depois que um prédio desabou na cidade de Paso Robles. O edifício de dois andares, onde funcionava uma joalheria, estava localizado no centro histórico da cidade, a 57 quilômetros a leste do epicentro do terremoto, informou a polícia.

"Toda a cidade tremeu e o prédio caiu. Foi horrível", disse Brandy Wilson, que trabalha no hotel Best Western. Paso Robles parece ter sido o local mais afetado.

O tremor, que ocorreu às 11h16 (17h16 de Brasília), teve efeito moderado em Los Angeles. Em São Francisco, o tremor foi sentido no prédio da Corte da Justiça Federal por cerca de 30 segundos.

Lucy Jones, cientista do Serviço de Investigação Geográfica de Pasadena (Califórnia), disse que, segundo as análises iniciais, o tremor atingiu 6,5 na escala Richter e sua magnitude ocorreu no centro-norte da cidade de Cambria, na região de San Luis Obispo County, cerca de 300 quilômetros a noroeste de Los Angeles e a igual distância de San Francisco. A região atingida tem uma população de cerca de 250 mil habitantes.

"Foi muito rápido", disse Sharyn Conn, recepcionista do hotel Cypress Cove Inn, em Cambria. "Isso [o tremor] aconteceu e depois voltou a ocorrer. Eu simplesmente pedi às pessoas que se abaixassem e saíssem do local".

A região atingida pelo terremoto fica a apenas poucos quilômetros de San Simeon, onde há o castelo de William Randolph Hearst, local turístico muito conhecido da região e que foi esvaziado imediatamente na hora do incidente.

O castelo é particularmente popular neste momento porque foi enfeitado para o Natal.

Reflexos

Réplicas do tremor foram sentidos também em San Andreas, disse Lucy Jones, do Serviço de Investigação Geográfica de Pasadena .

"O tremor ocorreu afortunadamente na costa, região que não é muito povoada. Isso foi uma coisa boa", disse Jones.

Após o terremoto, vários outros tremores foram registrados na mesma área. O mais intenso alcançou 4,7 graus na escala Richter.

O sargento Pete Hodgkin, xerife de San Luis Obispo, disse que houve informações sobre danos. "Apenas coisas comuns, como vidros quebrados e danos em objetos de pequeno valor. Nada sério ocorreu...Algumas pessoas foram feridas na região de Wild Horse Winery [local onde se produz vinho] e alguns barris de vinho caíram e foram destruídos. Eu não sei mais nada além disso", disse.

John Nelson, porta-voz do setor de Gás e Energia do Pacífico, disse que aproximadamente 10 mil casas e escritórios ficaram sem luz na área de San Luis Obispo.

Pamela Martens, superintendente da escola especial do distrito de Cambria, disse que o local fora fechado para os feriados de final de ano, mas que o tremor derrubou peças das prateleiras, inclusive computadores.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja alguns dos principais terremotos no oeste dos EUA

    Especial
  • Entenda a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página