Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2003 - 15h09

Suposto paciente de Sars passa bem, diz governo chinês

Publicidade

da Folha Online

O primeiro paciente com suspeita de Sars (síndrome respiratória aguda grave) em meses na China está em condições estáveis, em quarentena, informou hoje o Ministério da Saúde chinês.

O jornalista de 32 anos está na Província de Guangdong (sul), onde a pneumonia se manifestou em novembro do ano passado.

"Sua condição é estável e sua temperatura está normal", diz a página na internet do ministério, acrescentando que não foram registrados novos casos da doença.

A China reforçou hoje as medidas de vigilância em todo seu território para evitar a volta de uma epidemia de Sars.

O Hospital do Povo Nº 8 de Cantão, para onde o doente foi levado na última quarta-feira (24) após uma primeira internação no dia 20 de dezembro, isolou 32 pessoas do serviço médico que estiveram em contato com o paciente.

A Província de Guangdong, da qual Cantão faz parte, recebeu ordens de desinfetar os locais ocupados pelo enfermo, um jornalista de uma emissora de televisão da região, e cuidar das pessoas próximas a ele.

O controle dos turistas nas fronteiras da Província foi intensificado, especialmente por causa dos grandes deslocamentos previstos para o feriado do ano novo lunar, que em 2004 acontecerá no dia 22 de janeiro.

Os aeroportos e estações ferroviárias da China instalaram corredores especiais para as pessoas que chegam de Guangdong, que são examinadas para a detecção de febre.

Durante a epidemia de Sars, neste ano, cerca de 800 pessoas morreram e aproximadamente 8.000 foram infectadas, a maioria na Ásia.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre a Sars
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página