Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2010 - 00h06

EUA pedem que Iêmen adote mais medidas contra terrorismo

Publicidade

da Efe, em Washington

Os Estados Unidos afirmaram nesta terça-feira que o país continuará dando assistência em matéria de segurança ao Iêmen, mas que o Governo iemenita deve tomar mais medidas contra o "extremismo dentro de suas fronteiras".

Philip Crowley, porta-voz do Departamento de Estado, disse em entrevista coletiva que as ações antiterroristas empreendidas na segunda-feira pelas forças de segurança no Iêmen e que permitiram a reabertura da embaixada americana no país "são um passo na direção correta".

"Mas precisamos ver no Iêmen uma resposta mais uniforme contra o extremismo dentro de suas fronteiras", declarou.

Entre os desafios enfrentados pelo Iêmen, o porta-voz citou a ameaça representada pelo grupo terrorista Al Qaeda na Península Arábica e os confrontos entre xiitas e sunitas, além dos conflitos na fronteira com a Arábia Saudita.

Os EUA participarão da "importante" reunião multilateral marcada para o próximo dia 28 em Londres sobre o Afeganistão e o Iêmen, disse Crowley.

Segundo o porta-voz, o Governo do presidente americano, Barack Obama, solicitou ao Congresso US$ 52 milhões em ajuda direta para o Iêmen no ano fiscal de 2010.

Em 2009, as autoridades americanas aprovaram US$ 67 milhões em equipamentos e ajuda para o Iêmen por meio do chamado programa de fundos "1206" para apoiar as tarefas antiterroristas e de vigilância fronteiriça, segundo dados do Departamento de Estado.

Os EUA dão ajuda antiterrorista ao Iêmen desde 1998, além de outros tipos de assistência em questões de segurança

Comentários dos leitores
eduardo de souza (628) 30/01/2010 12h08
eduardo de souza (628) 30/01/2010 12h08
:0)... O Bin Laden, de sua batcaverna, é terrível, um SUPER VILÃO. rsrs.
Destrói prédios, provoca tsunamis, e ainda conta com um super laboratório de produção de armas de destruição em massa... Só comete alguns "gafes", antes de destruir avisa sempre um povinho para não comparecerem nos lugares que serão atacados. Nas Torres Gêmeas, por exemplo, gastou uns 4000 SEDEX, mas avisou à tempo... Êta povinho de sorte esse que não compareceu no trabalho. rsrs.
sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (6) 13/01/2010 07h45
Mauricio Valente (6) 13/01/2010 07h45
Para o Sr Marco Aurélio:
Não sou anti-americano, nem tão pouco de esquerda, inclusive não gosto do PT...Rsrsrs
Apenas estou informado. O povo americano é refém de seus governantes, assim como o australiano, inglês, francês, italiano... Nestas outras nações o povo foi contra a "guerra ao terror" e à invasão do Iraque. Querem seus soldados em casa e paz.
Agora já que acha que o 11 de setembro foi mesmo obra do "bin landen" exatamente como é contado pela imprensa te lanço um desafio:
Assista no youtube "A verdade liberta você", é um documentário americano, dirigido por Sharlie Sheen(aquele dos filmes enlatados americanos tipo torta na cara) e depois de assistir te desafio a voltar aqui e repetir sua opinião.
12 opiniões
avalie fechar
Marco Aurélio (27) 12/01/2010 12h27
Marco Aurélio (27) 12/01/2010 12h27
Internauta Renato
Essas teorias conspiratória do 11 de setembro, são totalmente absurdas, revelam somente que o ódio aos EUA é tal, que usam da imaginação para atacar um País que é exemplo de democracia no mundo.
Se por acaso houvesse esse mirabolante plano de matar quase 3 mil cidadãos americanos e atentados com aviões comerciais,, um tal atentado deixaria rastros, evidências, e usaria muitas pessoas para realiza-lo, e de alguma forma vazaria na imprensa.
Nâo acredito de jeito nenhum, e nem tem nenhuma lógica que fosse um atentato perpetrado pela CIA OU FORÇAS ARMADAS, .
Só em mentes doutrinadas pelo ódio a uma nação como os EUA, pelo eSquerdismo patológico podem acreditar nesta rIdiculas TEORIA CONSPIRATÓRIAS.
14 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (72)
Termos e condições
Comentários dos leitores
Ragnar L (2) 26/01/2010 02h07
Ragnar L (2) 26/01/2010 02h07
Zeitgeist eu já tinha visto, e com todo o respeito se trata de construção forçada de conspiracionismo barato. Vi um pedaço de A Verdade Liberta Você e tudo que consegui perceber é que se trata de mais conspiracionismo, mas obrigado pela dica mesmo assim.
Mas o objeto de discussão não é os EUA, que apesar de seus erros tem um nível de moralidade muito superior ao dos inimigos do ocidente, mas sim a verdadeira causa, o Islã, nenhuma religião em qualquer época e em qualquer lugar do mundo tem mostrado um nível de intolerância tão grande quanto o Islã atualmente, e o perigo é que ao contrário da maioria das outras religiões, o Islã não se trata se trata também de um sistema político que atualmente pode ser considerado totalitário. Vejam como muitos muçulmanos que vivem na Europa ou imigram para outros continentes se recusam a se adaptar a cultura local, se recusando a obedecer as leis civis pois apenas reconhecem são as suas leis religiosas, como se ñ bastasse isso procuram ativamente destruir os governos locais para impor o seu próprio sistema e suas próprias leis como a Sharia, mesmo para os não muçulmanos, tornando cidadãos de segunda classe.
Sem o Islã não haveria tanto terrorismo. Muitos povos já foram explorados por outros e nem por isso chegaram a um nível tão grande de intolerância.
Uma dica pra quem ñ acredita que o homem pisou na lua, assista o episódio da série Mythbusters sobre o Moon Landing Hoax, onde se responde a argumentos de que o homem não pisou na Lua.
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (617) 22/01/2010 12h29
eduardo de souza (617) 22/01/2010 12h29
Mauricio Valente, ele volta... E seus argumentos sempre defenderão "o sistema".
Impressiona o quanto o eua investe em propaganda, pagam milhares de pessoas no mundo para debaterem e "desmontar" qualquer opinião que vá de encontro com os projetos de invasão e de domínio desse GRUPO DOMINADOR HOSPEDEIRO-ZUMBÍ, Eua.
O filme que gostam de assistir é "O Homem pisou na Lua" remasterizado é óbvio. Filmes tipo Zeitgeist, A vedade vos Liberta, e outros mais, estão fora do aprendizado de adestramento dos serviçais do eixo do mal.
Alqaeda é mais uma peça de propaganda, nome fictício para justificarem as invasões, que tem por "oculto", passar a mão grande nas riquezas e no comando de países que interessam ao eixo.
14 opiniões
avalie fechar
Mauricio Valente (5) 20/01/2010 22h17
Mauricio Valente (5) 20/01/2010 22h17
Para Ragnar L:
Não vou usar da velha retórica pra te dizer que vc é preconceituoso ou intolerante.
No entanto um desafio:
Assista ao documentário (de direita) americano, feito não pra voce mas para o publico americano " a verdade liberta você" no youtube.
Aí depois de ter todas as informações a respeito de "terrorismo" te desafio a voltar aqui e repetir a asneira que acabou de escrever.
21 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (15)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página