Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2004 - 09h58

Depois de terremoto em Bam, Irã estuda mudança de capital

Publicidade

da Folha Online

Alarmadas pelo número de mortos e pelo nível de destruição causados pelo recente terremoto em Bam (sudeste do Irã), autoridades iranianas estão estudando a mudança da capital do país para longe de Teerã.

"O Conselho Supremo de Segurança Nacional [SNSC, sigla em inglês] vai discutir em breve um plano de mudar a capital de Teerã", afirmou o chefe do SNSC, Hassan Rohani, em entrevista ao jornal "Hayat-e No".

Rohani declarou que um plano para mudar a capital, instalada sobre uma grande falha geológica, foi proposto pelo SNSC em 1991, "mas devido à resistência de algumas entidades do governo, a plano foi suspenso".

Mesmo antes do terremoto de 26 de dezembro em Bam, que mediu 6,8 graus na escala Richter e matou mais de 30 mil pessoas, sismólogos alertaram que um forte terremoto em Teerã teria consequências catastróficas para a cidade de 12 milhões de pessoas.

Bahram Akasheh, professor de geofísica na universidade de Teerã, afirmou que um terremoto da mesma intensidade do de Bam mataria mais de 700 mil pessoas em Teerã. Prédios do governo seriam destruídos, deixando o Estado sem poder para reagir.

Akasheh escreveu ao presidente Mohammad Khatami para propor a mudança da capital para a cidade de Isfahan (centro do Irã), que era a capital do país no fim do século 16. A capital mudou para Teerã em 1788.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página