Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2010 - 05h19

Terremoto de 6,3 graus atinge as Ilhas Salomão

Publicidade

da Efe, em Sidney

Um terremoto de 6,3 graus na escala Richter atingiu hoje as Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, sem que as autoridades tenham confirmado a existência de vítimas ou danos materiais.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, indicou que o tremor foi localizado a 35 quilômetros de profundeza e a 258 quilômetros ao oeste de Honiara, a capital do país.

Cerca de mil pessoas perderam suas casas nas Ilhas Salomão por causa de dois tsunamis originados na segunda-feira passada por um terremoto de 7,2 graus, que foi seguido de outro de 6,9 graus.

A ilha mais afetada foi Rendova, a 300 quilômetros da capital, Hondiara, onde mil de seus 3.600 habitantes perderam seus lares e se refugiaram em centros de emergência, embora não tenham sido registrados mortes e feridos com gravidade.

Em abril de 2007, um terremoto de 8,1 graus na escala Richter provocou um tsunami que causou a morte de aproximadamente 30 pessoas e arrasou boa parte da ilha de Gizo, no oeste do país.

As Ilhas Salomão estão sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que registra aproximadamente 7.000 tremores ao ano, a maioria moderados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página