Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2004 - 21h04

Militar americano diz que EUA pensam em reduzir tropas no Iraque

Publicidade

da Folha Online

No dia em que perdeu o 500º soldado no Iraque, os Estados Unidos informaram que pensam em reduzir de 130.000 para 105.000 homens o número de tropas no país, e torná-las ao mesmo tempo com maior facilidade de mobilização. A medida faz parte de uma nova política militar para o país, anunciou neste sábado um comandante da coalizão em Bagdá, que preferiu não ter o nome divulgado.

"Haverá uma redução do número, não uma redução da capacidade", explicou, acrescentando que a chamada "Operação Liberdade do Iraque", terminará no final de junho.

Segundo o comandante, o número de tanques Abrams M1 passará de 600 para 150; o de helicópteros Apache de 140 a 100; e o de Blackhawk de 350 a 200 e serão retirados todos os lança-foguetes.

Ainda de acordo com o militar americano, o exército avalia mobilizar veículos mais leves, como o transporte de tropas blindado Stryker para lutar contra a guerrilha mais facilmente, e os 25 mil marines que deverão ser enviados ao Iraque deverão levar veículos anfíbios mais adequados para patrulhar as ruas iraquianas.

O Pentágono já havia anunciado que substituirá no primeiro semestre deste ano as quatro divisões e as 17 brigadas presentes no Iraque por um dispositivo mais leve, composto por três novas divisões e 13 brigadas.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página