Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2010 - 16h39

Bachelet convida presidente eleito do Chile a participar de cúpula regional

Publicidade

da Ansa, em Santiago

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, convidou hoje seu sucessor, Sebastián Piñera, eleito nesse domingo, para participar da próxima reunião do Grupo do Rio, marcada para ocorrer no México em fevereiro.

"Convidei Sebastián Piñera para me acompanhar no [encontro do] Grupo do Rio, onde ele terá a oportunidade de atuar e de ser apresentado aos demais presidentes da região", disse a atual presidente, que entregará o cargo no dia 11 de março.

Durante a cúpula do Grupo do Rio, o Chile receberá do México a liderança rotativa do órgão, que funciona como uma instância de consultas políticas na América Latina.

No Chile, com praticamente 100% das urnas apuradas, Piñera, membro da conservadora Coalizão pela Mudança, confirmou sua vitória ao obter 51,6% dos votos, contra 48,3% do senador Eduardo Frei, da aliança de centro-esquerda Concertación.

Na manhã desta segunda-feira, Bachelet e Piñera se reuniram por cerca de 40 minutos na residência do empresário, em Santiago, mas os temas tratados durante a conversa não foram informados. Os dois se limitaram a posar para fotos e a trocar cumprimentos.

Além da presidente, Piñera recebeu os presidentes do Senado, Jovino Novoa, da Câmara de Deputados, Rodrigo Alvarez Zenteno, e da Conferência Episcopal do Chile, Alejandro Goic.

A vitória do opositor encerrará duas décadas de governos da Concertación, que desde o fim da ditadura do general Augusto Pinochet, em 1990, elegeu quatro presidentes: Patrício Aylwin, o próprio Eduardo Frei, Ricardo Lagos e Michelle Bachelet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página