Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2010 - 19h35

Londres rejeita lei que inclui Malvinas em Província argentina

Publicidade

da France Presse, em Londres

O Reino Unido rejeitou oficialmente uma recente lei argentina que considera as Ilhas Malvinas e outros territórios disputados como parte do território do país sul-americano, anunciou nesta segunda-feira o vice-ministro das Relações Exteriores, Chris Bryant.

O Foreign Office apresentou uma "nota verbal" ao encarregado de negócios argentinos em Londres explicando a rejeição britânica, afirmou Bryant, encarregado de Europa e América Latina, em uma declaração escrita ao Parlamento.

Segundo ele, o Reino Unido "não tem dúvidas" de sua soberania sobre as Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e sobre os espaços marítimos circundantes, assim como do Território Antártico Britânico.

Além de promulgar essa lei, o governo argentino renovou no dia 3 de janeiro a sua reivindicação de soberania sobre as Malvinas, quando a ocupação das ilhas pelos britânicos completou 177 anos.

A disputa pela soberania desencadeou, em 1982, uma guerra entre Argentina e Reino Unido, que terminou com a derrota dos sul-americanos, então sob uma ditadura militar, com um registro de 649 argentinos e 255 britânicos mortos ao término de 74 dias de combates.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página