Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2010 - 19h39

Morales pede às Forças Armadas para enfrentar "interesses do império"

Publicidade

da Efe, em La Paz

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu nesta quarta-feira às Forças Armadas de seu país para que se preparem para enfrentar os interesses do "império", como costuma se referir aos Estados Unidos.

Morales fez o pedido durante um ato realizado no Colégio Militar da capital La Paz para a inauguração de seu ano acadêmico. O evento também foi assistido por estudantes que representavam grupos indígenas.

"Em uma nova doutrina, as Forças Armadas devem estar preparadas para enfrentar os interesses do império, que quer invadir o continente por meio de bases militares", disse.

Embora não tenha feito nenhuma menção explícita ao acordo militar entre Estados Unidos e Colômbia, Morales criticou em outras ocasiões e nos mesmos termos esse convênio, segundo o qual os militares norte-americanos poderão usar bases colombianas.

"Sinto agora que não são os povos que levantam armas contra o império, mas é o império que levanta armas contra os povos", acrescentou.

Segundo o líder boliviano, a presença dos EUA na região "com o pretexto" de lutar contra o terrorismo ou o narcotráfico, "no fundo é pelos recursos naturais".

Da mesma forma que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, Morales reivindicou várias vezes à Colômbia para que encerre o convênio militar com os Estados Unidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página