Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2004 - 10h30

Emissora americana vai exibir gravações inéditas de Diana

Publicidade

da Folha Online

A emissora de TV americana NBC anunciou hoje que vai exibir no próximo mês gravações inéditas de áudio e vídeo que a princesa Diana fez secretamente durante o seu fracassado casamento com o príncipe Charles.

A NBC disse que vai exibir trechos de gravações de áudio, a principal fonte para o best-seller "Diana: Her True Story" ("Diana: Sua História Verdadeira"), lançado em 1992 por Andrew Morton, e imagens de vídeo do mesmo período, em um especial em duas partes, programado para os dias 4 e 11 de março.

O documentário de duas horas, intitulado "Princess Diana: The Secret Tapes" ("Princesa Diana: As Fitas Secretas") trará também entrevistas com amigos íntimos e confidentes de Diana, declarou a NBC.

Uma porta-voz da NBC declarou que o vídeo vem de uma hora de imagens gravadas por um "sócio profissional" de Diana com permissão da princesa entre setembro de 1992 e dezembro de 1993, um período em que detalhes do seu conturbado casamento com Charles já haviam vindo à tona com a publicação do livro de Morton.

A NBC diz que as imagens mostram "uma Diana relaxada e espontânea, às vezes rindo e interagindo com seus filhos pequenos, ilustrando o lado mais leve de uma mulher que manteve uma pessoa pública muito reservada".

Revisão

A gravação de áudio, por outro lado, representa uma revisão, na própria voz de Diana, da sua vida antes de ser princesa, da sua longa luta contra a bulimia, das suas tentativas de suicídio, da dor sentimental com a infidelidade de seu marido e de seus problemas de relacionamento com outros membros da família real britânica.

As gravações, que somam cerca de sete horas, foram feitas para responder às questões submetidas por escrito por Morton. Elas foram realizadas secretamente no Palácio de Kensington, em 1991, durante uma série de entrevistas conduzidas por meio de um intermediário.

Elas são a base do livro de Morton, de 1992, que demoliu o mito de que o casamento de Diana era um conto de fadas. Uma série de episódios a partir daí levaram ao divórcio do casal, em julho de 1996.

Mas só depois que Diana morreu, em um acidente de carro em Paris, em 1997, Morton revelou que ela havia colaborado com ele na preparação da biografia. Uma versão revista do livro, "Diana: Her True Story in Her Own Words" ("Diana: Sua Verdadeira História em suas Próprias Palavras") foi divulgada semanas depois do acidente que a matou e trazia transcrições parciais das gravações.

Mas a NBC disse que essas fitas, assim como a gravação em vídeo, nunca foram apresentadas ao público. A emissora não entrou em detalhes sobre a forma pela qual adquiriu os direitos sobre o material.

Com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página